Famalicão ‘empata’ Vizela com golo aos 90+8 minutos

I Liga

O Famalicão empatou hoje na receção ao Vizela (1-1), graças ao cabeceamento certeiro de Batubinsika no último lance do desafio da 10.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, após Schettine ter adiantado os vizelenses.

O defesa francês cabeceou como ‘mandam as regras’ para o fundo das redes, após canto da direita, e garantiu aos famalicenses um ponto, num duelo minhoto em que foram superiores por mais tempo, mas estiveram no limiar de perder.

Ainda sem triunfos em casa, os famalicenses ocupam agora a 15.ª posição da tabela, com sete pontos, enquanto o conjunto treinado por Álvaro Pacheco ocupa o 12.º lugar, com nove, após perder a oportunidade de encerrar um ciclo de sete jogos sem vitórias nos últimos segundos e somar o primeiro triunfo fora.

Com Batubinsika, Pedro Brazão e Ivo Rodrigues como novidades face ao ‘onze’ do primeiro triunfo para o campeonato, sobre o Santa Clara (2-0), o Famalicão criou a primeira ocasião do desafio ao minuto quatro, num remate em zona frontal precisamente desferido por Pedro Brazão, ao qual Charles se opôs.

O Vizela, que apareceu em campo com Zag em vez de Samu no ‘miolo’, respondeu de pronto, com Schettine em evidência: o ponta de lança assistiu Alex Méndez, de calcanhar, para uma tentativa de ‘chapéu’ a Luiz Júnior, que não resultou, ao minuto sete, e rematou por cima, ainda de fora da área, aos 10.

As duas equipas mantiveram postura ofensiva até ao intervalo, mas o ímpeto famalicense, à boleia de pontuais desequilíbrios no meio-campo vizelense, teve mais força e originou mais duas ameaças de golo, com Ivo Rodrigues envolvido: o extremo cruzou para o cabeceamento de Simon Banza a rasar a trave, ao minuto 21, e, solto no interior da área, atirou para defesa de Charles, aos 33.

A toada dos últimos 20 minutos da primeira parte manteve-se na segunda, com os anfitriões a anularem a manobra ofensiva do adversário e a avolumarem a supremacia no ‘miolo’, embora sem a traduzir em ocasiões de golo ou sequer em remates.

A bola rondou com frequência a área vizelense, mas a baliza à guarda de Charles manteve-se a salvo, ora por cruzamentos sem a medida certa, por um ou outro ‘adorno’ em excesso na definição dos lances ou pela eficácia da retaguarda vizelense, como aconteceu aos 70 minutos, num corte decisivo de Ivanildo Fernandes após cruzamento de Adrián Marín.

Saído do banco de suplentes, Iván Jaime falhou a ocasião mais flagrante da segunda parte, quando rematou ao lado no ‘coração’ da área ao minuto 79.

A equipa treinada por Álvaro Pacheco respondeu três minutos volvidos, com Schettine a apontar o seu terceiro golo no campeonato num remate a meia altura, em resposta ao cruzamento da esquerda de Kiko Bondoso, atleta que viria a desperdiçar o 2-0 isolado, já nos descontos.

Já sem o discernimento de outros períodos do jogo, o Famalicão continuou adiantado, ganhou um canto nos instantes finais e encontrou aí o ‘antídoto’ para evitar o desaire.

Ficha de Jogo

Jogo no Estádio Municipal de Famalicão.

Famalicão – Vizela, 1-1.

Ao intervalo: 0-0.

Marcadores:

0-1, Schettine, 82 minutos.

1-1, Batubinsika, 90+8.

Equipas:

– Famalicão: Luiz Júnior, Diogo Figueiras, Alexandre Penetra, Batubinsika, Adrián Marín, Charles Pickel, Pêpê (Marcos Paulo, 76), Heriberto (Pablo, 83), Pedro Brazão (Iván Jaime, 62), Ivo Rodrigues (Marcos Paulo, 75) e Banza.

(Suplentes: Zlobin, De La Fuente, Riccieli, Rúben Lima, David Tavares, Iván Jaime, André Ricardo, Marcos Paulo e Pablo).

Treinador: Ivo Vieira.

– Vizela: Charles, Koffi Kouao, Aidara, Ivanildo Fernandes, Kiki, Marcos Paulo (Raphael Guzzo, 75), Claudemir, Alex Méndez, Evrard Zag (Kiko Bondoso, 60), Nuno Moreira (Samu, 60) e Schettine (Francis Cann, 86).

(Suplentes: Manuel Baldé, Ofori, Gonçalo Cunha, Tomás Silva, Raphael Guzzo, Samu, Alvarado, Kiko Bondoso e Francis Cann).

Treinador: Álvaro Pacheco.

Árbitro: André Narciso (AF Setúbal).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Claudemir (50) e Alexandre Penetra (58).

Assistência: Cerca de 2.500 espetadores.

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados