Neste Artigo
Famalicão e Estoril Praia empataram hoje 1-1, numa partida muito equilibrada da 14.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol em que os golos foram marcados nos primeiros minutos.
Cassiano, logo aos cinco minutos, para os visitantes, e Jhonder Cádis (14), para os famalicenses, foram os marcadores de serviço.
O Famalicão, que somou o quarto jogo consecutivo sem ganhar para o campeonato mas manteve o sétimo lugar, arrancou a partida com uma grande oportunidade logo aos dois minutos: após um cruzamento de Francisco Moura, Cádiz rematou para defesa de Marcelo Carné e, na recarga, Théo Fonseca atirou ao poste.
Na resposta, no minuto seguinte, o Estoril Praia, de livre, também esteve perto do golo com um grande remate de Koindredi, que obrigou Luiz Júnior a uma boa defesa.
Pouco tempo depois, aos cinco, a formação comandada por Vasco Seabra inaugurou o marcador depois de um erro do guardião famalicense na reposição da bola: Rafik Guitane fintou dois adversários e ofereceu o golo a Cassiano, que não desperdiçou.
A formação da casa não ‘baixou os braços’ e, aos 14 minutos, repôs a igualdade; Gustavo Sá entrou pela área, a defesa estorilista cortou, mas, na recarga, Cádiz rematou para o golo.
O Famalicão manteve a pressão e, aos 25 minutos, esteve muito perto de passar para a frente, mas Cádiz não aproveitou da melhor forma o cruzamento de Francisco Moura e Théo podia ter feito melhor, mas atirou por cima.
Ainda assim, o Estoril nunca deixou o encontro desequilibrar e, aos 36 minutos, voltou a ter uma oportunidade de golo. Valeu, então, a boa intervenção de Luiz Júnior depois de um bom remate de Cassiano já dentro da área.
Na segunda parte, manteve-se a tendência de equilíbrio com as duas equipas a tentarem, como podiam, criar perigo junto da baliza.
A bola acabou mesmo por entrar dentro da baliza do Famalicão, aos 77 minutos, com um remate de Marqués, mas o lance foi prontamente anulado pelo árbitro por fora de jogo do jogador, uma decisão mantida depois de consultar o videoárbitro.
Depois disso, a partida arrefeceu ligeiramente, com menos oportunidades, e com as duas equipas a mostrarem-se mais cautelosas a tentarem não serem surpreendidas nos momentos finais do encontro.
O Famalicão ainda teve, já nos descontos, um lance que podia ter terminado em golo, mas o cabeceamento de Cádiz falhou por poucos centímetros o alvo, fazendo com que o empate prevalecesse.
O Famalicão tem agora 18 pontos, os mesmos do oitavo, o Farense, enquanto o Estoril é 13.º, com menos quatro pontos.
Resumo
Ficha de Jogo
Jogo disputado no Estádio Municipal de Famalicão.
Famalicão – Estoril, 1-1.
Ao intervalo: 1-1.
Marcadores
0-1, Cassiano, 05 minutos.
1-1, Jhonder Cádiz, 14.
Equipas
– Famalicão: Luiz Júnior, Nathan (Martin Aguirregabiria, 67), Mihaj (Otávio, 77), Justin, Francisco Moura, Topic, Zaydou, Chiquinho (Pablo, 67), Gustavo Sá, Théo (Dobre, 64) e Jhonder Cádiz.
(Suplente: Zlobin, Henrique Araújo, Gustavo Assunção, Otávio, Afonso Rodrigues, Liimatta, Dobre, Martin Aguirregabiria e Pablo).
Treinador: João Pedro Sousa.
– Estoril Praia: Marcelo Carné, Raúl Parra (Mangala, 60), Pedro Álvaro, Vital, Rodrigo Gomes (Wagner Pina, 90+2), Mateus Fernandes, Koindredi, Tiago Araújo, Rafik Guitane, João Marques (Heri, 80) e Cassiano (Marqués, 60).
(Suplentes: Daniel Figueira, Volnei, Rodrigo Martins, Marqués, João Carlos, Mangala, Michel, Wagner Pina e Heri).
Treinador: Vasco Seabra.
Árbitro: Miguel Nogueira (AF Lisboa).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Francisco Moura (2), Mihaj (68), Jhonder Cádiz (75), Pablo (85), Tiago Araújo (88).
Assistência: Cerca de 3.800 espetadores.