O Famalicão e o Rio Ave empataram hoje sem golos, em jogo da 17.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol equilibrado, com uma grande penalidade desperdiçada pelos minhotos.
O equilíbrio pautou todo o encontro, no entanto, nos últimos 45 minutos, com a entrada do reforço romeno Dobre, o Famalicão teve várias oportunidades de perigo, em especial uma grande penalidade aos 80 minutos, mas Colombatto permitiu a defesa a Jhonatan.
Na primeira parte, o Rio Ave foi a equipa que mais perto esteve da área adversária, ainda assim sem ocasiões claras e concretas de golo.
A primeira oportunidade aconteceu aos 10 minutos, quando Fábio Ronaldo tabelou com André Pereira e rematou em jeito, mas a bola saiu ligeiramente por cima.
Pouco depois, a formação de Vila de Conde voltou a criar perigo desta feita por intermédio de André Pereira, que atirou ao lado da baliza de Luiz Júnior.
O Famalicão reagiu e, aos 20 minutos, após um passe de Iván Jaime para as costas da defesa do Rio Ave, Francisco Moura rematou fraco para uma defesa fácil de Jhonatan.
Na segunda parte, o famalicenses assumiram um papel completamente distinto e dominaram por completo. João Pedro Sousa fez entrar após o tempo de descanso Dobre, para o lugar de Sanca, e o jogo do Famalicão ganhou uma nova dinâmica ofensiva.
A equipa da casa esteve perto de inaugurar o marcador logo aos 48 minutos. Dobre, na esquerda, tirou Patrick William da frente e rematou à baliza, mas a bola saiu ligeiramente por cima. Pouco depois, novamente Dobre fez o Rio Ave ‘tremer’.
Aos 53 minutos, o jogador apareceu dentro da área, rematou e a bola bateu com estrondo na barra.
O romeno entrou fortíssimo e, aos 58, voltou a dar que falar. Ivo Rodrigues entrou pela esquerda e cruzou para o jogador que estava ao segundo poste. A bola passou a rasar a trave.
O Rio Ave também fez alterações e reagiu. Leonardo Ruiz entrou bem e criou perigo. O colombiano apareceu na área e atirou ao lado da baliza do Famalicão.
Pouco depois Josué faz falta na grande área do Famalicão e o árbitro não teve dúvidas em assinalar uma grande penalidade para a equipa da casa. No entanto, Colombatto não foi capaz de a concretizar, permitindo a Jhonatan uma bela defesa.
Até ao final as duas equipas continuaram a lutar pelo golo, mas sem o conseguirem.
Ficha de Jogo
Jogo disputado no Estádio Municipal de Famalicão.
Famalicão – Rio Ave, 0-0.
Equipas:
– Famalicão: Luiz Júnior, Penetra, Riccieli, Mihaj, Francisco Moura, Colombatto, Zaydou (David Tavares, 81), Iván Jaime, Sanca (Dobre, 46), Cádiz e Ivo Rodrigues (Rui Fonte, 81).
(Suplentes: Zlobin, Rúben Lima, Gustavo Assunção, Rui Fonte, David Tavares, Gustavo Sá, Dobre, Martin e Pablo).
Treinador: João Pedro Sousa.
– Rio Ave: Jhonatan, Patrick William, Aderllan, Josué, Costinha, Guga, João Graça (Hernâni, 68), Fábio Ronaldo (Paulo Vítor, 74), Amine (Samaris, 59), Aziz e André Pereira (Ruiz, 74).
(Suplentes: Magrão, Vítor Gomes, Ruiz, Baezza, Boateng, Hernâni, Samaris, Pantalon e Paulo Vítor).
Treinador: Luís Freire.
Árbitro: João Gonçalves (AF Porto).
Ação disciplinar: cartão amarelo para João Graça (30), Josué (78), Samaris (90+3).
Assistência: 3.654 espetadores.