Hiroshi Azuma visitou Vila Nova de Famalicão na sexta-feira, 16 de setembro, a convite do Presidente da Câmara, no contexto da estratégia de diplomacia económica que Paulo Cunha está a encetar para apoiar o fortalecimento da competitividade e internacionalização das empresas famalicenses.
“Vila Nova de Famalicão é uma das melhores provas que Portugal tem para apresentar ao mundo do que são hoje as suas competências modernas para penetrar em mercados exigentes e competitivos como o japonês”, afirmou.
Segundo comunicado do município, o diplomata não poupou nas palavras para descrever um concelho que diz conhecer pelas suas “grandes empresas”, “exemplos de capacidade exportadora que alia qualidade industrial à inovação e à criatividade na cadeia de valor”. Aliás, incluiu nesse leque as empresas famalicenses presentes no mercado japonês, que “têm produtos de grande qualidade”.
O passo seguinte a esta visita, disse Azuma, passa pelo robustecimento das relações comerciais, colaborando com os empresários famalicenses na entrada ou consolidação dos seus negócios no Japão, terceira economia mundial, como é desígnio da ação da Câmara Municipal no plano económico.
Paulo Cunha descreveu a visita do Embaixador do Japão em Portugal como “mais uma etapa no processo de internacionalização da economia famalicense” e não escondeu, uma vez mais, a ambição de reforçar a condição de Vila Nova de Famalicão como terceiro concelho mais exportador e segundo com o melhor saldo da balança comercial, “ganhando novos mercados, produzindo e exportando cada vez mais”, de que resultará mais emprego e mais riqueza neste território.
Hiroshi Azuma foi recebido nos Paços do Concelho a partir de onde cumpriu uma jornada que incluiu uma visita à Tesco (nas imagens), em Ribeirão – empresa cuja estrutura acionista é 100 por cento japonesa e que prepara uma terceira fase de expansão no concelho – e a presença na conferência ‘Famalicão Made INternational’ para empresários sobre as oportunidades de negócio no mercado nipónico.
Fique a par das Notícias de Famalicão. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui