O Famalicão e o Arouca empataram hoje a zero, em jogo da 20.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, e mantêm-se na parte de baixo da classificação.
O Famalicão, que somou o terceiro encontro sem vencer, segue na 16.ª posição, em lugar de ‘play-off’ de manutenção, com 18 pontos.
Com apenas um triunfo nos últimos oito encontros, no campeonato, o Arouca está no 15.º posto, com 19 pontos.
O técnico do Famalicão, Rui Pedro Silva, fez quatro alterações para este encontro, com Penetra, Banza, Marín e Assunção a entrarem para os lugares de De la Fuente, Pêpê (suspenso), Marcos Paulo e Pedro Marques, lançando ainda Gustavo Assunção, que chegou a semana passada depois de um período de empréstimo ao Galatasaray.
Por outro lado, Armando Evangelista mudou apenas um elemento em comparação com a equipa que venceu o Estoril Praia (2-1): saiu Thales para entrar Esgaio.
A primeira parte foi escassa em oportunidades e com muito pouco ritmo, contudo, ainda assim, ainda existiram dois golos, um para cada lado, ambos anulados após consulta ao videoárbitro (VAR).
Aos 10 minutos, Penetra cruzou para a área, Marín cabeceou, e Basso, na tentativa de cortar, acabou por marcar na própria baliza. No entanto, o golo acabou por ser anulado, por fora de jogo.
A partida continuou morna, e sem oportunidades de perigo, até que, perto do intervalo, Arsénio se isolou, desviou de Luiz Júnior, com Bukia a aparecer oportuno e a emendar para dentro da baliza. O árbitro ainda foi consultar o VAR, mas este apenas veio confirmar a decisão já tomada.
Para a segunda parte, as duas equipas entraram com a mesma postura e com a mesma dificuldade em criar oportunidades de perigo. Ainda assim, denotou-se um maior ascendente da equipa visitante, perante um Famalicão com maior dificuldade em encontrar soluções para contrariar as poucas investidas do adversário.
Aos 78 minutos, a formação do Arouca esteve perto do golo, valendo a atenção e astúcia de Luiz Júnior: após uma perda de bola de Penetra, Arsénio isolou-se frente a frente ao guarda-redes famalicense, obrigando-o a uma boa defesa, e negando o golo à equipa comandada por Armando Evangelista.
Nos minutos finais da partida, e numa altura em que o Arouca já tinha esgotado todas as substituições, Oday Dabbagh lesionou-se e teve que sair, deixando a formação arouquense com menos um jogador.
Ainda assim, o Famalicão não aproveitou o momento e o resultado manteve-se nulo.
Ficha de jogo
Jogo disputado no Estádio Municipal de Famalicão.
Famalicão – Arouca, 0-0.
Equipas:
– Famalicão: Luiz Júnior, Alexandre Penetra, Riccieli, Alex Nascimento, Adrián Marín, Pickel, Gustavo Assunção (Ofori, 80), Bruno Rodrigues (Pedro Brazão, 85), Iván Jaime (Pedro Marques, 70), Ivo Rodrigues e Banza.
(Suplentes: Zlobin, Pedro Brazão, Batubinsika, De la Fuente, Benny, Pedro Marques, Ibrahim e Ofori).
Treinador: Rui Pedro Silva.
– Arouca: Victor Braga, Tiago Esgaio (Thales Olegues, 82), Abdoulaye, João Basso, Mateus Quaresma, Pedro Moreira (Leandro Silva, 70), Eboue Kouassi, David Simão, Bukia (Antony, 76), Arsénio e André Silva (Oday Dabbagh, 82).
(Suplentes: Zubas, Brunão, Pité, Oday Dabbagh, Leandro Silva, Antony, Thales Oleques, Tiago Araújo e Bruno Marques).
Treinador:Armando Evangelista.
Árbitro: Fábio Veríssimo (AF Leiria).
Ação disciplinar: cartão amarelo Bukia (53), Tiago Esgaio (59), Alex (76), Basso (83), Adrián Marín (90+6).
Assistência: Cerca de 2500 espetadores.