Arquivo

Famalicão distingue Siza Vieira e Viale Moutinho com “Pena de Camilo”

Pelo contributo para o estudo, divulgação e preservação da vida e obra de Camilo Castelo Branco
Famalicão distingue siza vieira e viale moutinho com "pena de camilo"
Foto: Divulgação / Arquivo

O arquiteto Álvaro Siza Vieira e o jornalista e escritor José Viale Moutinho vão ser homenageados no domingo, em Vila Nova de Famalicão, pelo contributo para o estudo, divulgação e preservação da vida e obra de Camilo Castelo Branco.

Em comunicado, a Câmara de Famalicão refere que a homenagem, consubstanciada na entrega da “Pena de Camilo”, se insere nas comemorações dos 200 anos do nascimento do escritor e do 20.º aniversário da inauguração do Centro de Estudos da Casa de Camilo.

A autarquia sublinha que Álvaro Siza Vieira foi responsável pelo projeto arquitetónico do Centro de Estudos Camilianos, “uma obra decisiva na projeção nacional e internacional dos estudos camilianos, inaugurada a 01 de junho de 2005”.

Em relação a José Viale Moutinho, a Câmara vinca que é autor de inúmeros trabalhos de pesquisa dedicados ao romancista, com destaque para “Camilo Castelo Branco – Memórias Fotobiográficas (1825-1890)”, editado em 2009, uma obra que mereceu a menção honrosa do Prémio Grémio Literário de Lisboa “e que, ainda hoje, é um título de referência no âmbito dos estudos camilianos”.

Salienta ainda a doação do seu espólio camiliano ao município de Vila Nova de Famalicão, enriquecendo o acervo da Biblioteca da Casa de Camilo, em São Miguel de Seide.

No domingo, serão ainda inauguradas duas exposições na Casa de Camilo inseridas nas comemorações do bicentenário do nascimento do escritor.

Uma delas intitula-se “Revisitar Camilo Castelo Branco duzentos anos depois – De Famalicão para o Mundo” e é composta por trabalhos artísticos elaborados por estudantes do pré-escolar ao ensino secundário da Rede de Escolas de Vila Nova de Famalicão.

A outra chama-se “Objetos de Camilo: Novas Leituras” e reúne obras dos alunos do curso de Artes Visuais da Escola Secundária Camilo Castelo Branco.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Festival l'agosto regressa ao 'coração' de guimarães com música "ousada e plural"

Festival L'Agosto regressa ao 'coração' de Guimarães com música "ousada e plural"

Próximo Artigo
Tiago vai pedalar por todos os municípios do país. São 6. 000 km e na segunda-feira está no minho

Tiago vai pedalar por todos os municípios do país. São 6.000 km e na segunda-feira está no Minho

Artigos Relacionados