O Sporting venceu hoje o Famalicão por 2-1, na 13.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, numa partida em que os ‘leões’ dominaram e ganharam com golos de Trincão e Pedro Gonçalves.
A equipa de Rúben Amorim somou a segunda vitória consecutiva na prova e subiu ao quarto lugar, em função da derrota do Casa Pia, e tem agora 25 pontos, menos 12 que o líder Benfica.
A equipa ‘leonina’ entrou mais agressiva e dominante e, aos nove minutos, deixou o primeiro aviso para a baliza famalicense. St. Juste cruzou na direita e Paulinho amorteceu para Trincão rematar de primeira, mas a bola acabou travada no ferro.
O primeiro golo dos ‘leões’ acabou por surgir já bem perto do intervalo, depois de uma falha inacreditável de Luiz Júnior, que ofereceu a bola a Paulinho e este rematou para a baliza. Em cima da linha do golo, apareceu Trincão a confirmar o golo.
A formação de Rúben Amorim estava por cima do jogo e cheia de confiança e o segundo golo não tardou a acontecer.
Ainda antes do intervalo, a vantagem foi dilatada depois da marcação de uma grande penalidade. Após uma mão na bola de Miahj, Artur Soares Dias não hesitou em apontar para o castigo máximo. Pedro Gonçalves foi chamado a marcar o castigo máximo e não desperdiçou a oportunidade e marcou o segundo.
No segundo tempo, o Famalicão entrou mais organizado e criou mais dificuldades à equipa ‘leonina’.
Ainda assim, o Sporting voltou a marcar mas o árbitro acabou por anular o golo. Paulinho desviou um canto ao primeiro poste e Morita cabeceou para o fundo das redes, mas foi apanhado em fora de jogo.
Aos 78 minutos o Famalicão acabaria por chegar ao golo e fez tremer o Sporting, com um ‘golaço’ de Iván Jaime, que, com um pontapé de ‘bicicleta’, fez o golo da formação da casa e deixou os ‘leões’ muito nervosos para os minutos finais.
A formação famalicense acreditou na reta final que ainda era possível voltar a marcar e criou várias situações, obrigando o adversário a recuar.
Nos últimos minutos, o Sporting praticamente defendeu perante um Famalicão aguerrido e confiante e a lutar por pontos.
Ainda assim essa luta foi insuficiente e o Sporting acabou por conquistar os três pontos no último jogo antes da interrupção do campeonato para o Mundial2022, que se realiza no Qatar.
Ficha de jogo
Jogo no Estádio Municipal de Famalicão, em Vila Nova de Famalicão.
Famalicão – Sporting, 1-2.
Ao intervalo: 0-2.
Marcadores:
0-1, Trincão, 42.
0-2, Pedro Gonçalves, 45+3 (grande penalidade).
1-2, Iván Jaime, 78.
Equipas:
– Famalicão: Luiz Júnior, Mihaj, Rúben Lima (Zaydou, 68), Penetra (Martin Aguirregabria, 74), Ivo Rodrigues (Aléx Millán, 79), Riccieli, Puma Rodriguez, Pelé (Ivan Jaime, 67), Jhonder Cádiz (Rui Fonte, 79), Francisco Moura e Colombatto.
(Suplentes: Zlobin, Diogo Queirós, Simões, Aléx Millán, Iván Jaime, Gustavo Assunção, Rui Fonte, Zaydou e Martin Aguirregabria).
Treinador: João Pedro Sousa.
– Sporting: Adán, St. Juste, Coates, Gonçalo Inácio, Pedro Porro, Ugarte, Morita, Matheus Reis (Arthur Gomes, 59), Trincão (Edwards, 70), Pedro Gonçalves e Paulinho (Ricardo Esgaio, 80).
(Suplentes: Franco Israel, Sotiris, Edwards, Rochinha, Arthur Gomes, Ricardo Esgaio, José Marsà, Jovane e Dário Essugo).
Treinador: Rúben Amorim.
Árbitro: Artur Soares Dias (AF Porto).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Ugarte (21), Gonçalo Inácio (29), Trincão (41), Rúben Lima (45), St. Juste (45), Matheus Reis (45), Puma Rodríguez (45), Riccieli (53), Pedro Porro (89) e Coates (90+6).
Assistência: Cerca de 4.000 espetadores.