Seguir o O MINHO

Ave

Famalicão: Conceição Dinis Tomé publica romance para jovens

Literatura

em

Foto: Presença

“O rapaz que voou até ao mar” é o título do romance para jovens que Conceição Dinis Tomé publica em junho, pela Editorial Presença.

A história é narrada por um rapaz, na primeira pessoa, como um relato de memórias dirigindo-se a Nini, uma personagem que o leitor só descobrirá quem é no final do livro.

Ao longo da história, o rapaz descreve alguns dos momentos vividos entre o final da infância e a entrada na adolescência, um período em que ele e a mãe sofreram maus-tratos de um pai violento.

A narrativa acompanha as inquietações e as dúvidas de uma criança em crescimento, que não compreende a violência do pai, a inação da mãe e o colapso da família; e porque é que foi parar a uma casa de acolhimento de jovens, onde terá de lidar com a realidade de outros jovens como ele.

Além da violência doméstica, “O rapaz que voou até ao mar” aborda ainda questões sobre delinquência, responsabilidade, amizade e entreajuda e é recomendado pela editora para leitores maiores de 13 anos.

Natural de Vila Nova de Famalicão, onde nasceu em 1970, Conceição Dinis Tomé é doutorada em Estudos Portugueses, investigadora e professora bibliotecária.

Populares