Famalicão celebrou 186 anos de concelho com “os olhos postos no futuro”

Efeméride
Famalicão celebrou 186 anos de concelho com "os olhos postos no futuro"

Foi com os sentimentos de “orgulho e otimismo no futuro” que o ainda presidente da Câmara de Famalicão, Paulo Cunha, presidiu na terça-feira à sessão solene do Dia do Concelho que celebrou os 186 anos da criação e ficou marcada pela entrega dos selos Famalicão Visão’25, galardões visam distinguir iniciativas, ações e projetos que estimulam os valores de comunidade e identidade famalicense.

Numa das suas últimas intervenções enquanto presidente da Câmara, Paulo Cunha, elogiou a união, a coesão e a participação da comunidade famalicense nesta iniciativa. “É bom saber que instituições, empresas, autarquias, movimentos de cidadãos se voluntariam para que as suas ideias sejam escrutinadas, avaliadas. É importante que as pessoas tenham este arrojo, esta audácia, esta vontade de evoluir e esta perspetiva empreendedora”, disse.

“Desde 2016, que aproveitámos esta data para premiar com os Selos Famalicão’25 projetos e iniciativas inspiradoras. O objetivo é fazer uma associação entre o passado, o presente e o futuro”, explicou o autarca, salientando que esta é “uma das dimensões da estratégia de desenvolvimento e uma das formas de constatar o quanto a comunidade está vibrante, disponível e entusiasmada com esta participação coletiva”.

“A melhor forma de homenagearmos o passado, de reconhecermos os feitos, é continuar a crescer, é chegar cada vez mais longe, é ter cada vez mais sucesso. Tenho a certeza que os nossos antepassados ficariam orgulhosos por saber que aquilo que fizeram lá atrás teve consequências. Que aquela semente que plantaram deu fruto e produziu mais semente, ainda melhor. É esta vocação que devemos ter de olhar para a frente e fazer sempre mais e melhor”.

O presidente da União das Freguesias de Arnoso Santa Maria, Santa Eulália e Sezures, Jorge Amaral, aproveitou a oportunidade para elogiar a “abertura de Paulo Cunha para a resolução dos problemas das freguesias” e referir que a “zona norte do concelho ganhou uma maior qualidade de vida nos últimos anos”.

Por sua vez, o presidente do júri dos selos Famalicão Visão’25, João Cerejeira, sublinhou que estas distinções visam “reconhecer as ações que marcam a potencialidade do território para novos patamares de liderança e excelência, que estimulem o valor da comunidade, em consonância com a estratégia concelhia, para obter um concelho vibrante e inovador”.

Ao todo foram distinguidos 16 projetos, distribuídos por quatro categorias: Famalicão Made IN (5 projetos), B-Smart Famalicão (5 projetos), Famalicão Força V (3 projetos) e Famalicão Comunitário (3 projetos). As entidades distinguidas foram as seguintes: CM Socks – Peúgas Carlos Maia; Injex – Pinheiro de Lacerda; Partteam Oemkiosks; Hindu – Technical Textiles; Agrupamento de Escolas D. Sancho I; ECOnnect Portugal; Teatro da Didascália; Cooperativa de Solidariedade Social Recreio do João; Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco; Jardim de Infância de Seide S. Miguel; Associação MusicVillage; Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco; Cooperativa Elétrica Vale D’Este; Centro Social e Paroquial de Requião; Associação Famalicense de Prevenção e Apoio à Deficiência e PASEC.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Fábio cecílio afirma que portugal estudou bem o cazaquistão

Fábio Cecílio afirma que Portugal estudou bem o Cazaquistão

Próximo Artigo
"doutores palhaços" regressaram ao hospital de braga após dois anos de afastamento

"Doutores palhaços" regressaram ao Hospital de Braga após dois anos de afastamento

Artigos Relacionados