Seguir o O MINHO
[the_ad id='438601']

Ave

Famalicão é “business friendly”, diz embaixador alemão

em

Embaixador da Alemanha de visita a Famalicão. DR

O embaixador da Alemanha em Portugal, Christof Weil, considera o concelho de Famalicão como “business friendly (amigo dos negócios)”.

O diplomata esteve em Famalicão na passada quinta-feira, 23 de março, a convite de Paulo Cunha, presidente da autarquia, onde participou numa conferência do ciclo Famalicão Made INternational sobre as oportunidades de negócio no mercado alemão e que lotou o auditório da Casa do Território.

A iniciativa, segundo a autarquia do vale do Ave, enquadra-se na estratégia de diplomacia económica que Paulo Cunha tem vindo a promover para estimular o fortalecimento da competitividade e internacionalização das empresas famalicenses.

O embaixador germânico não poupou nas palavras para descrever um concelho que diz conhecer pelas suas “grandes empresas”, onde se incluem as poderosas alemãs Continental Mabor, Leica e Olbo&Mehler.

“Exemplos fortes de exportação, inovação e criatividade”, disse, realçando a atratividade de Famalicão para o investimento empresarial.

“Sei o quão amigo dos negócios é. Quero demonstrar o meu apreço por isso e dar os parabéns pelo evidente sucesso que tem”, refere aquele embaixador, citado pela nota divulgada pela agência Famalicão MadeIN no seu site.

O passo seguinte a esta visita, admitiu Christof Weil, passa pelo robustecimento das relações comerciais, colaborando com os empresários famalicenses na entrada ou consolidação dos seus negócios na Alemanha, quarta economia mundial, como é, aliás, desígnio da ação da Câmara Municipal no plano económico.

Para Paulo Cunha, a visita do Embaixador da Alemanha em Portugal é “mais uma etapa no processo de internacionalização da economia famalicense.

“Somos um concelho com marca exportadora, que aposta no desenvolvimento industrial, que faz investimento público a pensar na criação de condições para atrair investimento privado”, sublinhou. Aliás, o edil famalicense insistiu na “grande ambição” que Famalicão tem e que passa por criar as condições ótimas para cativar o interesse de empresas e investidores de qualquer quadrante geográfico.

Isso é o “ecossistema favorável ao investimento”, ou seja, “reunir as condições necessárias para que um investidor olhe para nós e nos escolha para fazer investimento”, ilustrou. O autarcal lembrou finalmente que estão a ser feitos “enormes investimentos” na formação profissional dos trabalhadores locais, para que estejam à altura dos projetos que estão em curso no concelho famalicense.

Durante desta conferência foram apresentados os ‘Embaixadores Famalicenses na Alemanha’.

Pedro Carreira (Continental Mabor)

Pedro Carreira – Continental Mabor. DR

Paulo Maravalhas (Leica)

Paulo Maravilhas – Leica. DR

Marcelo Garcia (Olbo&Mehler)

Olbo&Mehler, em Famalicão. DR

António Abreu (Deinzer)

António Abreu – Deinzer. DR

De acordo com o Famalicão Made IN, estes são os empresários que conhecem bem o mercado germânico e que se disponibilizaram para aconselhar outras empresas famalicenses na entrada ou consolidação dos seus negócios na Alemanha.

Famalicão Made INternational é uma iniciativa da Câmara Municipal que conta com a cooperação da AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal e da ADRAVE – Agência de Desenvolvimento Regional.

Populares