Seguir o O MINHO

Ave

Famalicão: BMW testa tecido ecológico fabricado na Riopele para utilizar nos estofos e tetos

Economia

em

Foto ilustrativa

Alguns dos maiores construtores mundiais da indústria automóvel estão a finalizar testes para utilização de um tecido feito na Riopele, em Famalicão, para utilização futura nos estofos e nos tetos dos seus carros. Entre esses ‘gigantes’ estão BMW e Hyundai.

Segundo o Portugal Têxtil, o tecido é feito através de uma mistura entre as fibras Tenowa (Textil No Waste) – marca da Riopele para produtos reciclados – e a Cork-a-Tex, fio produzido pela Têxteis Penedo e pela Sedacor no âmbito de um projeto que terá financiamento do PRR.

Em relação à Tenowa, explica a publicação que “são tecidos, fios e fibras cuja produção resulta da reciclagem de desperdício gerado pelo processo convencional de fabrico da indústria têxtil”.

Já o Cork-a-tex, um fio produzido tendo como base os desperdícios da indústria corticeira, está a ser adaptado não só aos automóveis mas também em outras áreas.

Fundada em 1927, a Riopele cria e produz tecidos para coleções de moda e de vestuário para diversas marcas internacionais prestigiadas, destinando 95% da produção a mais de 700 clientes ativos em mais de 30 países.

Recentemente, a sua administração assegurou que, até 2027, todos os resíduos têxteis da empresa serão reaproveitados via reciclagem, enquanto 80% de tudo o que é fabricado terá componentes de sustentabilidade.

Populares