Famalicão atribui “selos” a empresas e instituições com “impacto no território”

A câmara de Famalicão entrega hoje os primeiros “selos” do “Famalicão Visão 25”, iniciativa que visa “identificar e reconhecer os projetos e ações de empresas e instituições com impactos assinaláveis no território”.

Podiam concorrer a estes “selos” empresas, associações, escolas ou movimentos informais e de um total de 34 candidaturas foram escolhidos 15 projetos com “visão de futuro” que esta tarde serão distinguidos na sessão solene comemorativa do 181.º aniversário do Dia do Concelho de Vila Nova de Famalicão.

O “Famalicão Visão 25” tem como objetivo “o reconhecimento de boas práticas de ações ou projetos que contribuam para que, até 2025, o concelho seja reconhecido como uma sociedade coesa e solidária, com uma elevada performance da sua economia de produção ao nível das exportações e com elevada incorporação tecnológica, integrado em redes globais coletivas, em convivência com uma paisagem urbano-rural hipocarbónica, ambientalmente qualificada e única”, indica o regulamento publicado em Diário da República.

Paulo Cunha

Já o presidente da câmara de Famalicão, Paulo Cunha, explica que com esta iniciativa a câmara quer “distinguir os projetos e iniciativas promovidas por gente empreendedora, ações que contribuem para o fortalecimento” do concelho “e impulsionem o seu crescimento inteligente, sustentável e inclusivo”.

O “Famalicão Visão 25” integra quatro categorias, cada uma delas associada a um “programa estrela”.

A categoria “Famalicão Made In“, dedicada à promoção do território empreendedor, industrial e exportador, destaca-se nesta primeira edição com sete selos atribuídos.

Segue-se o “B Smart” – sobre conduzir a paisagem diversa a uma paisagem de qualidade de vida, de otimização rural urbano, mais auto-suficiente, sustentada numa economia doméstica – com quatro projetos distinguidos.

Já as categorias “Famalicão Voluntário” e “Famalicão Comunitário” terão dois “selos” cada.

Informação da câmara minhota sobre a sessão solene agendada para hoje acrescenta que é com “atos inspiradores” que Vila Nova de Famalicão deseja “fazer justiça” à história do concelho, procurando “ao mesmo tempo atualizar as intenções dos sete cidadãos famalicenses que em 1835 concorreram para a criação do concelho, lançando os alicerces do futuro”.

Depois de conhecidos os primeiros “premiados” com os “selos Famalicão Visão 25”, o período de candidaturas para a próxima edição será aberto, prolongando-se até ao final do mês de maio do ano da entrega.

 

logo Facebook Fique a par das Notícias de Famalicão. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados