A Câmara de Famalicão vai atribuir 421 bolsas de estudo aos jovens famalicenses que frequentam o ensino superior, num investimento de quase 257 mil euros, o valor mais alto de sempre no apoio aos alunos universitários do concelho, foi hoje anunciado.
O resultado das candidaturas às bolsas de estudo, que decorreram até 15 de novembro do ano passado, foram dados a conhecer esta quinta-feira, na reunião do executivo municipal.
“A Câmara Municipal está empenhada em apostar na qualificação dos nossos jovens porque sabemos que esse é o caminho para um território mais atrativo e competitivo”, referiu Mário Passos, autarca de Famalicão, citado em comunicado.
Este ano a autarquia recebeu 653 candidaturas. Ainda que as bolsas aprovadas sejam, na sua maioria, atribuídas a agregados economicamente mais desfavorecidos, Mário Passos lembrou que o paradigma destes tipo de apoios está a mudar. “A atual conjuntura económica em que vivemos tem deixado muitas famílias em situação de vulnerabilidade. São famílias que até agora não eram elegíveis para estes apoios, mas que agora enfrentam sérias dificuldades para fazer face aos seus compromissos e não podemos virar as costas a esta nova realidade”, alertou o edil, dando nota de que o rendimento per capita das candidaturas aprovadas tem subido de ano para ano.
Os apoios atribuídos para este ano letivo 2022/2023 oscilam entre os 500 e os 1.100 euros. Com 500 euros foram beneficiados 231 jovens, com 600 euros 72, com 700 euros cinco, com 750 euros 65, com 850 euros 17, com 950 euros foram beneficiado dois 2 alunos. Com 1.000 euros foram contemplados 23 jovens e seis com 1.100 euros.
A cerimónia de entrega das bolsas de estudo aos alunos famalicenses que frequentam o ensino superior está agendada para o dia 25 de março, sábado, na Casa das Artes de Famalicão, no âmbito das comemorações do Dia Nacional do Estudante.
Recorde-se que em 2021/2022 a autarquia atribuiu, no total, 401 bolsas de estudo, num investimento global de 243 mil euros.
Há mais de dez anos que a autarquia famalicense, através do Pelouro da Juventude, atribui anualmente bolsas de estudo aos alunos do concelho que frequentam o ensino superior.