Seguir o O MINHO

Famalicão

Famalicão: Assaltam carrinha de valores com caçadeira e roubam 75 mil euros

Furto

em

Foto: O MINHO

Uma carrinha de valores foi assaltada esta quarta-feira em Famalicão por quatro indivíduos encapuzados, tendo furtado 75 mil euros.

O roubo deu-se junto a um posto de combustível da BP em Calendário, na cidade de Famalicão.

Ao que O MINHO apurou, dois dos dois homens estavam armados com uma caçadeira e com uma pistola, tendo os funcionários da empresa de transporte de valores obedecido à ameaça de tiro dos assaltantes.

Os larápios puseram-se em fuga com a mala de valores que continha 75 mil euros, dentro de um BMW de cor cinzenta.

Ao que O MINHO apurou, os larápios utilizaram matrículas falsas na viatura.

Não há registo de feridos durante o assalto.

Agentes da esquadra da PSP de Vila Nova de Famalicão estão a proceder ao isolamento da área.

O assalto ocorreu cerca das 19:00 desta quarta-feira.

Inspetores da Polícia Judiciária já estão a caminho do local.

Anúncio

Ave

Polémica em Famalicão por causa da distribuição de máscaras não certificadas

Covid-19

em

Máscara distribuída aos funcionários da Câmara de Famalicão. Foto: PS

O PS revela que a Câmara de Famalicão distribuiu máscaras não certificadas aos seus funcionários. O município justifica que as máscaras foram entregues antes de haver “o conceito de máscaras não certificadas”.

Os socialista, em nota de imprensa, referem que tomaram conhecimento, “na última reunião da Câmara, que esta entregou máscaras não certificadas aos funcionários municipais”.

O comunicado acrescenta que, de acordo com o presidente da Câmara, Paulo Cunha, “as máscaras que foram entregues aos funcionários foram oferecidas por empresas ao município, num momento anterior à obrigatoriedade de utilização de máscaras, não tendo sido possível proceder à substituição das mesmas desde então”.

Portanto, o PS “lamenta que a Câmara ainda não tenha corrigido o erro, causado, inadvertidamente, pelos responsáveis autárquicos, colocando a saúde pública em perigo”.

“No sentido de regularizar esta situação”, acrescenta o comunicado, o partido “propõe que o município entregue, com excecional caráter de urgência, máscaras certificadas a todos os seus funcionários”.

Entretanto, a vereadora da Saúde Pública, Sofia Fernandes, respondeu, em nota de imprensa, que, “no período de emergência nacional, a Câmara adquiriu no dia 24 de março um conjunto de máscaras comunitárias para proteção dos seus funcionários que foram distribuídas e utilizadas nessa mesma semana”.

“Nessa altura, não existia o conceito de máscaras não certificadas. Quando, a partir de meados de abril, o Governo definiu a obrigatoriedade de certificação deste tipo de equipamento, a Câmara teve o cuidado de adquirir e distribuir apenas máscaras certificadas pelo CITEVE”, acrescenta a vereadora.

Sofia Fernandes garante, ainda, “todas as máscaras disponibilizadas desde essa altura, inclusivamente as mais de 130 mil máscaras oferecidas aos famalicenses, têm garantia de certificação de qualidade por parte do CITEVE”.

Continuar a ler

Ave

Feira de Famalicão retoma atividade plena em 03 de junho

Covid-19

em

Foto: Divulgação / CM Famalicão

A feira semanal de Famalicão volta a funcionar na plenitude no dia 03 de junho, anunciou hoje a autarquia.

Recorde-se que esta tem funcionado circunscrita ao mercado alimentar.

Em nota de imprensa, a Câmara de Famalicão anuncia que “está a preparar um plano de contingência para o funcionamento da feira, que vai passar pelo alargamento do espaço disponível para comércio e que levará à transferência de parte da área agrícola e frutícola para a zona de gravilha existente no local”.

Haverá um reforço da fiscalização, tanto nas entradas, para que seja assegurada a possibilidade de cumprimento da regra de 5 pessoas por cada 100 m2, como no interior da feira, para impedir a concentração das pessoas e a ausência dos materiais de proteção comunitária obrigatórios, refere também o comunicado.

Será obrigatório o uso de máscaras e a desinfeção das mãos à entrada e saída. A Câmara disponibilizará dispensadores com gel desinfetante.

“Os comerciantes devem procurar evitar o contacto das pessoas com os produtos mediante a disponibilização de luvas descartáveis aos clientes”, conclui o município famalicense.

Continuar a ler

Ave

Jovem de Famalicão morre após se sentir mal enquanto conduzia

Óbito

em

Foto: DR

Um jovem de 22 anos faleceu após sentir-se mal enquanto conduzia, na madrugada deste sábado, em Vermoim, Famalicão.

Segundo a rádio Cidade Hoje, que avança a notícia, a vítima viajava com a namorada, na Estrada Nacional 206 (Famalicão – Guimarães), quando terá sido acometido por um ataque súbito.

A namorada terá pedido ajuda a outros condutores que passavam no local e prestaram auxílio.

Rafael Fernandes. Foto: DR

Apesar do socorro, em que estiveram envolvidos os Bombeiros Famalicenses e a VMER de Famalicão, o jovem acabou por falecer  ao fim de quase duas horas de assistência.

A vítima teria registo clínico de problemas cardíacos.

O jovem residia no estrangeiro mas estava já há algum tempo em Famalicão.

Foi transportado para o Instituto de Medicina Legal de Braga.

Continuar a ler

Populares