Seguir o O MINHO

Famalicão

Famalicão apresenta o Labirinto das Artes

Em Requião

em

Foto: Divulgação/CM VN Famalicão

O projeto Labirinto das Artes, de “A Casa ao Lado”, foi apresentado esta segunda-feira numa quinta de Requião, a cerca de 10 quilómetros de Famalicão.

“Rodeado pela natureza, o Labirinto das Artes proporciona uma experiência ímpar e inesquecível aos visitantes, através de uma viagem exclusiva pela história mundial do grafismo, percorrendo diferentes épocas, costumes e técnicas de pintura com milhares de anos”, diz o texto de apresentação divulgado pela Câmara de Famalicão.

Foto: Divulgação/CM VN Famalicão

“São dez salas representativas de dez momentos da história, iniciando com a arte rupestre, no período paleolítico, passando pela idade dos metais, o antigo Egipto, a Grécia Antiga, o Império Romano, a Idade Média, o Renascimento, o neoclassicismo, o impressionismo e os movimentos artísticos do século XX, também conhecidos como Arte Moderna. As visitas são feitas à luz de lanternas, com música ambiente e monitorizadas por um guia que vai explicando as várias imagens”, pode ler-se no texto.

De acordo com os responsáveis Joana Brito e Ricardo Miranda o grande objetivo deste projeto é ajudar as crianças e jovens “a compreender a arte e perceberem que muito do que se faz hoje em dia já se fazia há milhares de anos, mas com outros instrumentos e materiais”.

Foto: Divulgação/CM VN Famalicão

“É um projeto fabuloso”, afirmou Paulo Cunha, presidente da Câmara.

“Este labirinto das artes é uma ferramenta muito relevante no contexto do processo educativo e formativo dos nossos cidadãos. É um percurso que permite, de uma forma imaginativa, criar condições para que as nossas crianças possam ter uma perceção mais rigorosa de um conjunto de factos históricos que é muito importante conhecer e que é um verdadeiro complemento àquilo que consideramos ser o verdadeiro projeto educativo concelho.

O Labirinto das Artes está pronto para receber visitas. Para além das dez salas que ficarão equipadas com audioguia, o projeto inclui ainda um conjunto de três laboratórios e oficinas, e um espaço verde e de lazer, com excelentes condições para fazer piqueniques. O público-alvo são grupos de crianças e jovens do pré-escolar até ao secundário, mas destina-se também a famílias e publico em geral.

Populares