Famalicão apoia melhorias na maternidade com 16 mil euros

Famalicão apoia melhorias na maternidade com 16 mil euros
Foto: Ilustrativa / DR

A Câmara de Famalicão vai apoiar o Centro Hospitalar do Médio Ave (CHMA) na melhoria do serviço de Ginecologia e Obstetrícia, com a atribuição de um apoio financeiro no valor de 16 mil euros a esta unidade hospitalar do concelho, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a autarquia explica que o apoio surge depois da aprovação da candidatura do CHMA ao Programa de Incentivo Financeiro à Qualificação dos Blocos de Parto, do Serviço Nacional de Saúde, que não cobre a totalidade do investimento necessário.

O financiamento garantido pelo CHMA para a melhoria das condições dos blocos de parto ronda os 251 mil euros. O montante em falta, correspondente a cerca de 32 mil euros, será então assegurado pelos três municípios que apoiaram a candidatura – Famalicão, Santo Tirso e Trofa -, sendo que a maior fatia – 16 mil euros – caberá à autarquia famalicense.

Mário Passos, presidente da Câmara de Famalicão, realçou, mais uma vez, a importância deste serviço público no presente e futuro de Famalicão, mas também dos concelhos vizinhos da Trofa e Santo Tirso.

Recorde-se que ainda recentemente os três autarcas reafirmaram a sua disponibilidade e compromisso para acompanharem a maternidade de Famalicão no seu crescimento qualitativo.

“Mantemos uma cooperação institucional que tem dado frutos e que tranquiliza os cidadãos e os profissionais de saúde que trabalham no CHMA e, por isso, vamos continuar alinhados e empenhados na missão de melhorar a qualidade dos serviços prestados pelo Centro Hospitalar do Médio Ave”, destaca Mário Passos, citado no comunicado.

O CHMA serve cerca de 250 mil habitantes.

A administração tem sede em Santo Tirso, gerindo o Hospital Conde de São Bento, em Santo Tirso, e o Hospital S. João de Deus, em Famalicão.

Em 2022, o Centro Hospitalar do Médio Ave registou um total de 1175 nascimentos, um acréscimo de 17% em comparação a 2021.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Homem de barcelos detido com 120 mil euros de meixão capturado ilegalmente

Homem de Barcelos detido com 120 mil euros de meixão capturado ilegalmente

Próximo Artigo
Atenção, braga e viana. Aviso por causa da chuva forte sobe para laranja

Atenção, Braga e Viana. Aviso por causa da chuva forte sobe para laranja

Artigos Relacionados