Seguir o O MINHO

Futebol

Famalicão anuncia contratação do sul-africano Cafú Phete, ex-Vitória

Médio de 25 anos

em

Foto: Facebook de FC Famalicão

O Famalicão anunciou, no sábado, a contratação do futebolista sul-africano Cafú Phete, médio de 25 anos que assinou um contrato por três temporadas e que, na última temporada, alinhou na equipa B do Vitória SC.


“Estou muito feliz por poder jogar no Famalicão, perante uns adeptos que encheram o estádio o ano passado com uma atmosfera incrível. Espero poder demonstrar a minha qualidade e cumprir os objetivos do clube, para um dia chegar à seleção do meu país”, afirmou Phete, em declarações ao sítio oficial do clube.

Formado no Milano United, o médio abandonou o seu país em 2014/15, para rumar a Portugal, tendo passado uma temporada no Tourizense, antes de assinar pelo Vitória SC.

O Famalicão, que vai ser orientado por João Pedro Sousa, foi segundo classificado da última edição da II Liga, atrás do Paços de Ferreira, e garantiu o regresso ao primeiro escalão do futebol nacional, 25 anos depois.

Anúncio

Futebol

“Ouvi os nossos adeptos cantar fora do estádio”

Tiago Mendes

em

Foto: Facebook de Vitória SC

Declarações após o jogo Rio Ave-Vitória SC (0-0), da segunda jornada da I Liga portuguesa de futebol, disputado em Vila do Conde:

Tiago Mendes (treinador Vitória SC): “Foi um jogo muito positivo da nossa parte, em que do primeiro ao último minuto fomos a equipa que mais criou oportunidades. Este empate é penalizador para o que fizemos dentro de campo.

Mexemos na equipa [em relação ao jogo passado] porque temos um plantel grande que nos permite buscar as melhores soluções.

Conseguimos criar situações de perigo ao longo de todo jogo e tivemos mais remates, mesmo jogando sem ponta-de-lança fixo, pois achámos que era a melhor maneira de poder entrar na área adversária e surpreender.

[Se sentiu ansiedade na equipa] Vi uma equipa muito competente, que entrou a dominar o jogo e conseguiu ter bola e pressionar. Obviamente, quando criamos situações e o golo não aparece, fica aquele sentimento de querer ganhar, não conseguir e o tempo estar a acabar. Mas, sinceramente, estou satisfeito com a competência que demonstrámos, procurando sempre aumentar o ritmo de jogo e pressionar no meio-campo.

Ouvi os nossos adeptos cantar fora do estádio e é uma pena que ainda não os possamos ter mais perto de nós nos jogos. Deixo um apelo [às entidades competentes] para que ajudem clubes, ajudem o futebol e deem essa alegria aos adeptos.”

Mário Silva (treinador do Rio Ave): “Não estou satisfeito com o resultado, mas foi um jogo competitivo, em que mesmo alterando seis jogadores no ‘onze’, porque há três dias jogámos 120 minutos, a equipa deu uma excelente resposta e mostrou competência.

Apesar de não ter sido o resultado que queríamos, o que fez a equipa dá-nos confiança. Jogar há três dias não pode servir de desculpa, temos de estar preparados para esta competição, mas defrontámos um adversário forte, que nos tapou o espaço interior e custou-nos explorar situações por fora.

De forma global, a posse de bola e número de remates foi igualado, num jogo em que não fizemos mais porque o adversário não permitiu. Acabámos por ser competentes defensivamente.

Não podemos ganhar sempre, e quando assim é, o empate é um mal menor. Claro que isso não nos deixa satisfeitos, mas este início de época tem sido muito duro e os jogadores têm sido uns guerreiros na disponibilidade”.

Continuar a ler

Futebol

Internacional português Rúben Dias no Manchester City por 68 milhões

Mercado de transferências

em

Foto: DR

O futebolista internacional português Rúben Dias transferiu-se do Benfica para os ingleses do Manchester City por 68 milhões de euros (ME), que poderão ser acrescidos de mais 3,6 ME, anunciou hoje o clube lisboeta.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o Benfica informa que “chegou a acordo com o Manchester City para a alienação da totalidade dos direitos do jogador Rúben Dias”, pelo montante de 68 ME, que poderá ascender a 71,6 ME “dependente da concretização de objetivos relacionados com a performance desportiva do Manchester City”.

O vice-campeão nacional de futebol e líder da I Liga, em igualdade com FC Porto e Santa Clara, precisa que “o referido acordo está dependente da celebração de contrato de trabalho desportivo do jogador com o Manchester City”.

Rúben Dias já tinha deixado entender no sábado que estaria de saída, quando comentou o jogo com o Moreirense o golo marcado no triunfo ‘encarnado’ por 2-0 da seguinte forma: “Era um jogo muito especial para mim e conseguir fazer um golo neste jogo é ainda mais especial. É um momento especial e acredito que todas as pessoas já perceberam porquê”,

O defesa central, de 23 anos, formado nas camadas jovens do Benfica, vai encontrar no Manchester City, treinado pelo espanhol Pep Guardiola, dois jogadores internacionais portugueses, o defesa João Cancelo e o avançado Bernardo Silva.

No Benfica, o único clube profissional que representou, Rúben Dias disputou 137 jogos e marcou 12 golos, tendo-se sagrado campeão nacional na época 2018/19 e conquistado a Supertaça portuguesa em 2019.

Na seleção portuguesa, pela qual tem 19 internacionalizações, ainda sem qualquer golo marcado, conquistou a Liga das Nações em 2018.

Continuar a ler

Futebol

Sporting vence em Paços de Ferreira na estreia atrasada na I Liga

I Liga

em

Foto: DR

O Sporting estreou-se hoje na I Liga portuguesa de futebol com uma vitória por 2-0 em Paços de Ferreira, em jogo da segunda jornada da prova, depois do adiamento do encontro da ronda inaugural, imposto pelas autoridades sanitárias.

O avançado Jovane Cabral inaugurou o marcador para a equipa treinada por Rúben Amorim aos 23 minutos, na marcação de uma grande penalidade, cabendo ao defesa Sebastian Coates fechar a contagem, aos 63.

Os ‘leões’ deveriam ter recebido o Gil Vicente no fim de semana passado, mas a deteção de várias pessoas infetadas com covid-19 nos plantéis das duas equipas, entre as quais futebolistas e treinadores, motivou o adiamento da partida, que se realizará entre 12 e 16 de outubro.

O Sporting conquistou os primeiros três pontos e juntou-se ao grupo dos quintos classificados, com menos um jogo realizado, enquanto o Paços de Ferreira totaliza apenas um, continuando à procura do primeiro triunfo na competição.

Continuar a ler

Populares