Os edifícios do campus de Gualtar da Universidade do Minho estiveram sem luz esta segunda-feira durante cerca de duas horas e meia. Os corredores e alguns anfiteatros tinham as luzes de emergência acesas. Algumas salas de aula entretanto não foram afetadas.
A Universidade informou a O MINHO que “a falta de eletricidade no campus de Gualtar deve-se a uma falha no fornecimento geral que afetou toda aquela zona da cidade. Mas a universidade, tal como o hospital, beneficiam de um sistema de back up que, nestas circunstâncias, permite manter o funcionamento da instituição, apesar de algumas quebras momentâneas e em determinados locais do campus”.
As falhas na energia elétrica foram relatadas na zona de Gualtar em razão do mau tempo e da chuva que acomete toda a zona do Minho esta semana. Mas os alunos relatam falhas na iluminação já há algumas semanas.
Ana Lima, estudante do Mestrado em Ciências da Comunicação, relata que “na segunda-feira
da semana passada dia a iluminação da principal entrada do campus, na estátua Prometeu, não estava a funcionar. Era uma caminhada curta até a paragem de autocarros, mas mesmo assim estava completamente escuro”.