Arquivo

Falta de habitação, rendas elevadas e inflação são os maiores problemas da população, diz PS/Braga

Vereadores reuniram com União Distrital das IPSS
Falta de habitação, rendas elevadas e inflação são os maiores problemas da população, diz ps/braga

O atual problema de falta de habitação, as rendas elevadas e a inflação exigem uma cooperação e uma resposta coordenada entre as instituições sociais e o Município. A constatação é dos vereadores do Partido Socialista que promoveram, terça-feira, uma reunião de trabalho com a União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social de Braga (UDIPSS Braga) com o objetivo de auscultar as dificuldades sentidas pelo setor social no concelho.

Os socialistas dizem, ainda, que foi abordado, com destaque, o trabalho desenvolvido pela empresa municipal BragaHabit, nomeadamente nas políticas de habitação social e apoio ao arrendamento, tendo ficado evidenciada a necessidade de dar respostas mais céleres aos pedidos de apoio dos cidadãos.

Na reunião, realizada na sede da UDIPSS em Braga e que contou com a presença do seu presidente, cónego Roberto Rosmaninho, e do vice-presidente, Jorge Pereira, foram, também, abordados “diversos temas e preocupações sobre as necessidades e carências sociais da população do concelho, em especial a mais frágil e vulnerável que necessita de acompanhamento e apoio social constante”.

E, em comunicado, acrescenta o PS: “Sendo responsabilidade da UDIPSS Braga fazer chegar às instituições do concelho a informação sobre fontes de financiamento e possibilidades de candidaturas a fundos comunitários, sublinhou-se a importância de reforçar o apoio técnico ao acompanhamento e elaboração de candidaturas para projetos sociais promovidos pelas instituições, também por parte do Município”.

E anota, ainda: “Por outro lado, importa ajustar os apoios financeiros às necessidades dos projetos sociais apoiados pelo município, havendo a necessidade de atribuir mais verbas do orçamento municipal para o setor social”.

Os vereadores do PS aproveitaram o momento para apresentar a sua proposta de criação de uma Central de Partilha de Recursos e Ajudas Técnicas em Braga, convidando deste modo, pessoas e entidades, a doarem produtos de apoio que já não sejam usados, mas que podem ser reaproveitados e assim contribuir para melhorar a qualidade de vida de outros que deles precisem.

A proposta – chumbada na última reunião de Câmara pela maioria PSD/CDS) – “mereceu a total concordância da estrutura social, que confirmou a disponibilidade das entidades do setor social em colaborarem nesse projeto a lançar a toda a comunidade bracarense”.

E, a concluir: “Foi consensual que o trabalho conjunto entre o Município e a UDIPSS Braga, enquanto estruturas independentes, contribui para a resolução dos problemas da população que é servida por ambas instituições”.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Investigadora da uminho premiada em angola

Investigadora da UMinho premiada em Angola

Próximo Artigo
Soldador de viana apanhado com cocaína no porto

Soldador de Viana apanhado com cocaína no Porto

Artigos Relacionados