Noémia Carneiro, Provedora da Santa Casa da Misericórdia e Professora Associada da Universidade do Minho, faleceu aos 64 anos, vítima de doença prolongada.
Docente e investigadora da Escola de Engenharia da Universidade do Minho desde 1980, era Doutora em Química Têxtil pela Universidade do Minho e licenciada em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
Foi Secretária Geral do EUROTEX (Associação de 40 Universidades) do Programa COMMET e Diretora do Departamento de Engenharia Têxtil da Universidade do Minho.
Era Irmã da Misericórdia de Guimarães desde 1996 e membro do Secretariado Regional de Braga da União das Misericórdias Portuguesas.
O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, apresentou, esta tarde, as mais sentidas condolências à família da vimaranense, a quem atribuiu a Medalha de Mérito Social Municipal na sessão solene evocativa, realizada há dois anos, no âmbito das comemorações do “24 de Junho – Dia Um de Portugal”.
Noémia Carneiro apresentou a sua recandidatura ao cargo de Provedor da Misericórdia de Guimarães, para os próximos quatro anos, no final de outubro passado. Eduardo Leite, o outro candidato ao cargo, adiou a apresentação da sua candidatura prevista para hoje devido à morte da atual Provedora.
O corpo de Noémia Carneiro encontra-se em câmara ardente na Igreja de Santo António dos Capuchos, local onde vão decorrer as cerimónias fúnebres esta terça-feira, 13 de novembro, às 15:30 horas, indo depois a sepultar no Cemitério Municipal da Atouguia.
Notícia atualizada às 14h35.