Já foi recuperado, na manhã de segunda-feira, o falcão que estava desaparecido de uma quinta em Alvelos, Barcelos, desde a passada quinta-feira, disse a O MINHO o proprietário da ave, Carlos Guimarães.
O falcão foi recuperado na freguesia da Pousa, em Barcelos, tendo sido recolhido pelo Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR.
“Está desidratada por falta de alimentação mas acho que vai recuperar”, avalia Carlos Guimarães, agradecendo “a todas as pessoas que partilharam” o apelo para encontrar a ave.
Como O MINHO noticiou, Carlos Guimarães pediui ajuda para encontrar um pássaro que fugiu da sua propriedade na passada quinta-feira, em Alvelos.
Trata-se de um falcão-peregrino (Falco peregrinus), do “tamanho de um pombo-correio).

Este tipo de animal é uma ave de rapina diurna de médio porte que ocorre um pouco por todo o mundo, sobretudo em zonas montanhosas ou costeiras. Há, também, registo da sua adaptação a grandes metrópoles, como é o caso de Nova Iorque.
Qualquer informação sobre a ave pode ser diretamente comunicada ao proprietário através do número 933329745 (Carlos Guimarães).