Fafe recua ao século XIX com feira tradicional que exalta a vida rural

Tradição
Foto: Ivo Borges / O MINHO

Fafe faz, esta segunda-feira, uma viagem ao passado para reviver a feira tradicional do século XIX.

A “Feira Tradicional do Concelho de Fafe” é uma organização do Rancho Folclórico de Fafe, com apoio do Município, para exaltar “a ruralidade, os hábitos e costumes” de antigamente.

A feira atrai milhares de pessoas à Praça 25 de Abril, no centro da cidade, onde durante muitos anos se realizou a feira semanal do concelho, no Dia de Portugal.

Até às 18:00, vão marcar presença vários expositores trajados a rigor, à época, com produtos agrícolas, louças, barros, fumeiro, doces tradicionais, artesanato e peças típicas da região, como os xailes, os lenços, as meias de lã, os cestos e os açafates.

Está também presente, a padeira da região, o vinho verde, as pataniscas, o chouriço e a broa.

Não faltam os pregões das vendedeiras ambulantes e os agricultores levam até à cidade os seus produtos caseiros, como as batatas, os legumes, bem assim, os seus animais domésticos, exemplares bovinos, ovinos, caprinos e outros.

Ao longo do dia a animação é garantida também com concertinas, jogos tradicionais, cantares e danças folclóricas.

“A Feira de 10 de junho é uma tradição em Fafe que permite apresentar a todos um cenário fidedigno dos usos e costumes de um povo, que o Rancho Folclórico de Fafe todos os anos evoca, recria e nos transporta à pureza das feiras que se realizavam há muitos, muitos anos”, refere a autarquia.

Artigo de Ivo Borges

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

'Bazuca' dá 1 milhão a Paredes de Coura para requalificar centro de saúde

Próximo Artigo

Marcelo pede futuro mais igual para todas as terras e sem novas tragédias

Artigos Relacionados
x