Seguir o O MINHO

Ave

Fafe inaugurou canil com capacidade para 240 animais

Direitos dos animais

em

Foto: Divulgação / CM Fafe

As novas instalações do canil municipal de Fafe, já inauguradas no passado sábado, têm capacidade para 240 animais, numa área de implantação de 750 metros quadrados, informou hoje a autarquia.

Segundo o município, o novo equipamento custou cerca de 316 mil euros e disponibiliza 40 boxes.

O espaço conta com zonas interiores e exteriores cobertas e um pátio descoberto.

Citado num comunicado enviado à Lusa, o presidente da Câmara de Fafe, Raul Cunha, salientou a importância da obra e refere que a sua concretização se enquadrou nas “políticas de proteção animal que a autarquia tem vindo a desenvolver”.

O autarca apelou, também, “ao sentido de responsabilidade de cada cidadão para o flagelo do abandono animal”, recordando, por outro lado, que os trabalhos realizados decorreram do orçamento participativo de 2016.

“Perante aquele desafio, entendemos que era uma oportunidade para criar um espaço com maior dignidade e qualidade”, destacou.

Fonte municipal assinala que a localização do edificado foi articulada com as instalações que já existiam, tendo em conta a vegetação, a morfologia do terreno e a exposição solar, para “promover as melhores condições de funcionamento”.

Segundo explica a autarquia, a Associação de Defesa dos Direitos dos Animais e Floresta (ADDAF) é a entidade responsável pelo trabalho de voluntariado no canil municipal, com a qual o “município tem estabelecido vários protocolos para aumentar os índices de eficácia” do equipamento e “uma melhor qualidade de vida para os animais alojados”.

Viviane Ramos, presidente da ADDAF, também citada no comunicado, assinala que, no novo espaço, “os animais têm dignidade”, porque tem “todas as condições”.

“Os animais são bem tratados e saudáveis. Estamos muito felizes e agradecidos por este projeto se ter tornado realidade”, acrescentou.

Anúncio

Guimarães

Vereador de Guimarães candidato à distrital do PS

Ricardo Costa

em

Foto: Divulgação

Ricardo Costa, de 44 anos, assumiu a candidatura às próximas eleições para a Federação Distrital de Braga do Partido Socialista (PS), atualmente lideradas pelo deputado à Assembleia da República, Joaquim Barreto.

O anúncio foi revelado pelo Jornal de Notícias, que aponta uma “modernização” do partido como mote de candidatura do político vimaranense.

“Assumo a disponibilidade para me candidatar, posicionando o PS novamente como um partido moderno que seja capaz de criar valor para todos os cidadãos”, referiu Ricardo Costa, citado pelo jornal.

Um dos nomes que já manifestou apoio ao futuro candidato é o líder da concelhia de Amares, Afonso Pimenta, que defende “uma renovação a nível federativo” dos socialistas de Braga. O movimento terá apoio de todas as 14 concelhias do distrito.

Desde 2014 que a distrital é liderada por Joaquim Barreto, antigo presidente da Câmara de Cabeceiras de Basto, que ainda não revelou se será, novamente, candidato.

As eleições devem decorrer entre março e abril de 2020.

Continuar a ler

Guimarães

Mais três feridos em rixa entre vizinhos em Guimarães

Em Costa

em

Foto: DR / Arquivo

Mais três pessoas ficaram com ferimentos, esta manhã, na sequência de agressões entre vizinhos, na freguesia de Costa, concelho de Guimarães, depois de duas mulheres terem sido transportadas para o hospital na tarde de ontem.

De acordo com o Guimarães Digital, desta vez foram dois homens e uma mulher, com idades compreendidas entre os 40 e os 60 anos, a sofrerem ferimentos, depois de nova disputa entre vizinhos que passou ao plano físico.

As agressões de ontem e as de hoje ocorreram no mesmo complexo habitacional daquela freguesia.

As vítimas foram todas transportadas para o Hospital de Guimarães, pelos bombeiros locais, com ferimentos considerados ligeiros.

Continuar a ler

Famalicão

Famalicão Extreme Gaming com mais de 2 mil visitantes no primeiro dia

Festival de vídeojogos, gaming, eSports e tecnologia tem nos dias de sábado e domingo finais de competições

em

Foto: Divulgação / CM Famalicão

O FEG’19-Famalicão Extreme Gaming recebeu mais de dois mil visitantes no primeiro dia do evento que decorre atédomingo no Lago Discount e Ribeirão, Vila Nova de Famalicão.

O FEG’19 abriu portas esta sexta-feira, com milhares de alunos de diversas escolas do concelho de Famalicão, que no espaço tiveram contacto com influenciadores e participaram nas inúmeras atividades paralelas ao evento, workshop’s, toneios de videojogos, atividades desportivas, visitaram expositores e o Champimóvel, veículo da Fundação Champalimaud que também está nesta edição com exposição itinerante e interativa.

Mário Passos, vereador do desporto do municipio de Famalicão, esteve na abertura do FEG, e apontou a qualidade do evento, o maior do género realizado no norte do país.

“A notoriedade que a iniciativa traz, com um patamar de excelência, permite-nos ir de encontro a uma franja dos jovens que convivem cada vez mais com as novas tecnologias, a realidade virtual e com este setor de atividade que está em amplo crescimento. Para nós município é importante captar este tipo de iniciativas para Famalicão, acompanhado as novas tendências, de um desporto que está em crescimento, e exemplo disso é a profissionalização já existente e crescente nos videojogos”.

O Famalicão Extreme Gaming vai ter este sábado e domingo competições profissionais, com finais dos torneios de eSports promovidos pela Federação Portuguesa de Futebol de FIFA2020 e PES.

“As competições e o nível competitivo que aqui vamos ter ao longo dos três dias dão dimensão ao Famalicão Extreme Gaming, como talvez não tenhamostido nas duas primeiras edições” começou por referir Mariana Machado da organização.

“Conseguimos reunir aquinão só os melhores jogadores e as principais competições nacionais mas trouxemos para esta ediçãoinfluenciadores e o cosplay, que atraem muitos jovens e são imagem de marca destes eventos. Acima de tudoacrescentamos qualidade a um evento que está a crescer e que se vai afirmando entre os melhores realizados em Portugal” referiu.

No espaço, dividido em três pavilhões, há diversas áreas de gaming, experimentação, expositores e espaços lúdicos, como a zona criada pelo Exército Português, que no espaço propõe um conjunto de atividades.

”O Exército está ondeestão os jovens e a nossa proposta aqui é para que eles experimentem em realidade virtual uma viatura decombate, que depois temos também aqui de forma real, para criar-lhes a atratividade necessária para o projeto do Exército Português”, disse o Major General Rui Lopes, diretor de Recursos Humanos, que acompanhou a cerimónia de inauguração.

As atividades vão prosseguir este sábado e domingo, com a expectativa de que mais cinco mil visitantes passam pelo espaço.

Continuar a ler

Populares