Fafe: Exposição dos 160 anos do hospital evoca ligação ao Brasil

Cultura

Fafe inaugura hoje uma exposição sobre os 160 anos do Hospital de São José, enaltecendo o facto de aquele imóvel do século XIX constituir o “expoente da filantropia dos brasileiros de torna-viagem”, segundo a autarquia local.

A exposição, intitulada “Hospital de São José: 160 anos ao serviço da comunidade”, pode ser visitada no arquivo municipal, “exaltando a história e o impacto na comunidade fafense, nomeadamente através da partilha de diferentes testemunhos de pessoas que por lá passaram em diferentes papéis e circunstâncias”. A exposição estará patente até 21 de maio e tem entrada livre.

A primeira pedra daquele edifício situado no núcleo urbano da cidade, propriedade da Misericórdia de Fafe, foi lançada a 6 de janeiro de 1859, tendo aberto portas na manhã de 19 de março de 1863. Trata-se, segundo aquela autarquia do distrito de Braga, de um imóvel ao qual estão ligados os emigrantes de Fafe no Brasil, no século XIX.

Além do hospital, destacam-se o teatro-cinema, construído há um século, a casa da cultura, o arquivo municipal e o jardim do calvário, incluindo vários palacetes na malha urbana, entre outros exemplos daquele período.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x