Fafe aprova segunda revisão do Plano Diretor Municipal

“Documento essencial no ordenamento do território municipal”
Foto: Ivo Borges / O MINHO

A Câmara de Fafe aprovou, em reunião na passada segunda-feira, a proposta de 2.ª revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), um “documento essencial no ordenamento e gestão do território municipal”.

Em comunicado, a autarquia adianta que a revisão do PDM de Fafe apresenta um solo edificável de 3.908ha, correspondente a 17,83% do concelho, valor superior à 1.ª Revisão feita em 2015 (15,60% ).

No que respeita à área prevista para atividades económicas, houve um acréscimo de 145%: a revisão de 2024 disponibiliza 355ha, correspondente a 1,63% do concelho (em 2015, seria apenas 0,66%).

“Esta evolução dá, assim, seguimento ao objetivo assumido por este Executivo de criar condições e meios para a fixação e promoção do tecido empresarial”, salienta o comunicado.

Para a autarquia, a 2.ª revisão do PDM foi considerada “um momento oportuno para o Município identificar e concretizar incidências espaciais, seja no âmbito das políticas destinadas a potenciar os valores existentes, capazes de contribuir para o desenvolvimento do território concelhio, seja quanto a estratégias que proporcionam que os pontos fracos/ameaças identificados até o momento, sejam superados”.

O período de discussão pública do PDM iniciou em 30 de novembro de 2023 e terminou em 29 de dezembro, tendo sido prorrogado, numa primeira fase, até 19 de fevereiro e, numa segunda fase, de 06 a 15 de abril.

Esta chamada dos munícipes a fazer parte do processo de revisão resultou num total de 704 participações, sendo que 318 foram aceites.

Antero Barbosa, presidente da Câmara, destaca “a importância deste instrumento territorial no desenvolvimento do concelho, tornando-o mais competitivo e mais atrativo”.

“Este documento reflete um trabalho intenso dos nossos técnicos e integra as várias sugestões e observações dos cidadãos remetidas no período de discussão pública. É, sem dúvida, uma mais valia para Fafe e para os fafenses. Após nove anos, apresentamos uma proposta que vai de encontro às necessidades de Fafe e que vai representar a diferença na vida de muitas famílias e agentes da vida económica do concelho”, conclui o autarca, citado no comunicado.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x