A construtora Atlântinivel, com sede em Valongo, distrito do Porto, venceu o concurso público para a “ampliação do Parque de Estacionamento de Sá, no âmbito da Requalificação da Praça da Feira Velha”, em Fafe, num contrato de cerca de 2,5 milhões de euros (2.560.840,57 euros). O preço base estimado pela autarquia era de cerca de 2,9 milhões de euros.
A empresa sediada na freguesia de Campo apresentou a melhor proposta, de acordo com o júri do concurso, batendo as de outras empresas como a ABB (Braga), M. Couto Alves (Famalicão) ou a fafense Bernardino Teixeira.
De acordo com o regulamento do contrato, o prazo da execução da obra é de seis meses e irá triplicar o atual espaço do parque, criando mais 340 lugares. Contudo, note-se que a obra na Praça da Feira Velha irá retirar 160 lugares ao estacionamento automóvel na cidade.
Este projeto está incluído no Orçamento Municipal para 2025, a par da requalificação da Praça da Feira Velha, uma obra que a autarquia considera como de “grande importância na expansão das requalificações do centro urbano” para tornar a “cidade mais atrativa e competitiva”.
O projeto contempla a criação de dois pisos adicionais, um dos quais subterrâneo, sob o parque existente, com acesso a partir da via de ligação do Parque de Sá até à Escola de Trânsito e um outro piso superior, com acesso a partir do entroncamento com a Rua de Sá.