Fafe: 2025 abre com Tiago Bettencourt e fecha com Jorge Palma

Revelada programação de ‘luxo’ do Teatro Cinema
Fotos: Divulgação

O Teatro Cinema de Fafe conta com uma programação de ‘luxo’ para 2025, recebendo concertos de Tiago Bettencourt, Carolina Deslandes e Jorge Palma, mas também teatro e humor.

O cantor Tiago Bettencourt deu o mote, esta sexta-feira, para a programação anual do Teatro Cinema com o seu espetáculo “Fio da Navalha”, seguindo-se, no próximo fim de semana, o espetáculo “Chinfrim” de Rita Redshoes. Para terminar a programação do mês de janeiro, decorrerá “A grande fantochada”, um espetáculo que conta com Hugo van der Ding e Joana Gama.

O mês de fevereiro iniciará com Dela Army e o seu concerto chamado “Acaso”, no dia 01 de fevereiro, seguindo-se os espetáculos de humor de Salvador Martinha, “Aura Jovem”, no dia 07 de fevereiro, e os “Amigos da Treta”, com José Pedro Gomes e Aldo Lima, no dia 15. Luísa Sobral trará “Coisas Pequequinas” ao Teatro Cinema, no dia 22 de fevereiro, havendo ainda tempo para um Ciclo de Música de Câmara (concerto em trio), no dia 23, e um espetáculo de dança, intitulado de Flamenco Passion, no dia 28 de fevereiro.

Março abre com o Ciclo de Teatro para Bebés “Catavento”, no dia 01, seguindo-se o teatro de Melânia Gomes “Solteira, Casada, Viúva, Divorciada”, no dia 08 de março. Os 5.ª Punkada, uma banda de utentes da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra que, ao longo de 30 anos, têm demonstrado que não há barreiras para a criação artística, irão atuar no dia 15, logo seguidos, no dia 21, por Luís Trigacheiro, que traz até Fafe a sua ’tour’ “Ela”. Luís Filipe Borges encerrará os espetáculos do mês de março, no dia 29, com o ‘show’ “Crise de Meia Idade”.

Carolina Deslandes dará o mote para o início dos eventos no Teatro Cinema, no dia 02 de abril, com um concerto dedicado ao Dia Mundial da Consciencialização do Autismo. O teatro “A Noite”, com Diogo Morgado, Jorge Corrula, João Didelet e Elsa Galvão, decorrerá no dia 05. O humorista fafense Roberto Correia irá estrear-se no Teatro Cinema no dia 11, e, no dia seguinte Manuel Cruz trará o seu show “Cru 2.0”. Entre os dias 13 e 18 de de abril decorrerá a Easter Dance Week. Nos dias 22 e 23 de abril decorrerão as Jornadas de Internato Médico, terminando a programação do mês de março, com os Capitão Fausto e o seu álbum “Subida Infinita”.

A 02 de maio, a atriz Margarida Vila-Nova, traz a peça de teatro “À Primeira Vista” ao Teatro Cinema, seguindo-se o “Auto das Anfitriãs”, do Teatro Nacional Dona Maria II. O humor também terá palco neste mês, com Eduardo Madeira no dia 10 e Guilherme Fonseca, no dia 24 de maio. Gisela João e o seu espetáculo “Inquieta”, subirão ao palco no dia 31 de maio.

Carlos Coutinho Vilhena e o seu espetáculo de ‘stand up comedy’ “Snob” passarão por Fafe no dia 07 de junho. “Orgasmos”, a peça de teatro protagonizada por Bruno Cabrerizo e Sandra Celas, subirá ao palco no dia 14, prosseguindo o Ciclo de Música de Câmara , deste feita com um concerto em quinteto, no dia 18 de junho. Os Clã irão atuar no dia 28 de junho.

No mês de julho destaque para a artista emergente Ana Lua Caiano, que irá atuar no dia 05 de julho, no Teatro Cinema, e o espetáculo de comédia “Cama para 4”, com Carlos Cunha e Erika Mota, que terá lugar no dia 26 de julho.

O espetáculo de stand up “Crivo”, de David Cristina, marcará, em setembro, o arranque dos espetáculos do Teatro Cinema, no dia 13 de setembro. João Baião regressa a Fafe, no dia 19, com o teatro “Baião de Oxigénio”, havendo ainda espaço para o Ciclo de Teatro para Bebés “Splash”, no dia 20. A cantautora Milhanas sobe ao palco do Teatro Cinema, no dia 27, com o seu álbum “De Sombra a Sombra”.

A fadista Sara Correia trará “Liberdade”, ao Teatro Cinema, no dia 11 de outubro. Momentos de humor serão esperados, protagonizados pela Luana do Bem e o seu espetáculo de stand up comedy “Crente”, no dia 17. Joana Cotrim e Rita Morais trarão a peça de teatro “Viagem a Lisboa”, no dia 25, terminando a programação do mês de outubro com a Bicha das 7 Cabeças, no dia 31 de outubro.

O mês de novembro será sinónimo de música e de humor, iniciando com Ana Bacalhau e o seu espetáculo “Frequências do Mundo Antena”, no dia 08 de novembro, seguido do humorista Carlos Vidal e o seu ‘show’ de ‘stand up comedy’, no dia 14. A Garota Não atuará no dia 22, o humorista Guilherme Duarte e o seu espetáculo “Matrioska”, no dia 28 e o Ciclo de Teatro para Bebés “A Arca Que Não É”, no dia 29, encerram a programação de novembro.

No mês de dezembro estão programados concertos com Carminho (dia 6) e Jorge Palma (13). O último espetáculo do Ciclo de Música de Câmara decorrerá no dia 14 de dezembro, com um concerto de Natal. No dia 20 de dezembro decorrerá o espetáculo de dança “Quebra Nozes”, do Ballet Douro.

“Um farol para a promoção cultural na região e no país”

O programa foi apresentado, esta sexta-feira, numa sessão onde se fez uma retrospectiva do Centenário da sala de espetáculos, celebrado o ano passado, e perspetivou este como sendo “mais um grande ano” para a Cultura em Fafe.

“O programa envolve uma série de eventos de música, canto, dança, cinema, teatro, conferências, exposições nas suas múltiplas expressões e géneros, abraçando públicos de todas as idades – dos recém-nascidos aos maiores de 90 anos”, refere a Câmara na nota enviada a O MINHO.

O programa procurará “trabalhar todos os públicos, especialmente os mais jovens, cultivar o interesse pela preservação viva do Teatro Cinema enquanto património edificado e atrair visitantes (e público) a Fafe”.

A vereadora da Cultura, Paula Nogueira, abriu a sessão com a apresentação de todo o programa para a temporada 2025, destacando esta como sendo uma agenda cultural diversificada nos seus estilos e públicos.

Antero Barbosa, presidente da Câmara Municipal de Fafe, confessou a sua emoção por estar presente numa sessão tão especial como aquela. “Temos feito uma aposta muito grande na Educação e na Cultura, que são, para nós, também áreas prioritárias, assumindo a sua importância no quotidiano de todos”, disse.

E acrescentou: “Em 2024 celebramos o Centenário do Teatro Cinema e passaram por aqui mais de 25 mil pessoas em 193 espetáculos. Um trabalho intenso, mas muito compensador.”

Aproveitou a ocasião para agradecer novamente “às equipas do Município de Fafe que trabalham diariamente para proporcionar aos fafenses uma agenda cultural rica e diversa. A eles, ao seu empenho e dedicação inexcedíveis, se deve o sucesso da programação em Fafe.”

O autarca terminou a sua intervenção com o convite a todos para que se juntem a esta “programação de excelência” que demonstra, uma vez mais, que Fafe é também “um farol para a promoção cultural na região e no país”.

A autarquia lembra que o Teatro Cinema de Fafe integra a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses, que é um “instrumento estratégico fundamental para o combate às assimetrias regionais e para o fomento da coesão territorial no acesso à cultura e às artes em Portugal, assente na descentralização e na responsabilidade partilhada do Estado central com as autarquias e as entidades independentes”.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados