Fachada da Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, está a ser requalificada

Património
Foto: Divulgação / CM Viana do Castelo

A fachada da Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, está a ser reabilitada. A intervenção visa “restabelecer a integridade física, histórica e estética do conjunto da fachada” e preservar a sua “dimensão artística”.

A reabilitação e valorização da fachada e do adro da Igreja de Santa Cruz/Convento de S. Domingos, financiada pelo Norte 2020, está a ser promovida pela Câmara de Viana do Castelo, em parceria com a Direção Regional de Cultura do Norte.

De acordo com nota de imprensa da autarquia, “neste momento, estão a proceder-se aos trabalhos de colocação do sistema eletrostático para afastar aves, assim como à recuperação de rebocos e vãos de madeira da fachada principal”.

A construção da igreja de Santa Cruz ou igreja de São Domingos remonta ao século XVI. Da autoria do mestre João Lopes, o Moço, e elaborada segundo os rigorosos planos e indicações de D. Frei Bartolomeu dos Mártires, a igreja do Convento de São Domingos apresenta uma fachada retabular dividida em três registos. Ao longo do tempo, a fachada sofreu diversas intervenções, com o intuito de colmatar ou minimizar alterações sofridas com origem em fenómenos naturais ou resultantes da ação humana.

A intervenção de conservação e restauro tem por objetivo cessar a continuidade dos fenómenos de degradação, colmatando ou minimizando as fontes de alteração. Para tal, nota a Câmara de Viana do Castelo, efetuaram-se até ao momento os seguintes tratamentos: limpeza de depósitos superficiais (a seco e por via húmida); remoção de plantas superiores; eliminação de micro-organismos (colonização biológica); limpeza de depósitos e escorrências de guano; remoção e/ou desoxidação de elementos metálicos oxidados, e eliminação/atenuação de crostas e filmes negros por via húmida, compressas químicas e/ou micro-abrasão pontual.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x