Facebook e Instagram obrigam a escolher. Pagar 7,99 euros/mês ou ceder dados pessoais

Utilizadores estão a ser notificados
Facebook e instagram obrigam a escolher. Pagar 7,99 euros/mês ou ceder dados pessoais
Foto: Ilustrativa / DR

A Meta tem notificado os utilizadores do Instagram e do Facebook, dando a escolher entre o pagamento de cerca de sete euros por mês de assinatura ou conceder o acesso a dados pessoais para personalizar a publicidade.

Em 2023, a empresa apresentou o modelo “Pagar ou Consentir” para o Instagram e Facebook, permitindo usar os dados pessoais dos utilizadores para publicidade personalizada.

A primeira opção deste modelo é pagar 7,99 euros por mês para que se possa navegar nas redes sem anúncios. “Não vamos efetuar o tratamento dos teus dados para te mostrar anúncios”, refere a empresa.

A segunda opção diz respeito ao uso gratuito das redes sociais, mas com anúncios personalizados, de produtos e marcas, através do tratamento dos dados pessoais dos utilizadores.

Entre os dados utilizados para personalizar a publicidade, estão as atividades das redes sociais, os contactos, bem como a informação dos equipamentos onde navega nas plataformas.

A aplicação deste modelo tem sido escrutinada pela Comissão Europeia, levando a avisos de Bruxelas em julho de 2024, alertando para o incumprimento da lei europeia dos serviços digitais (DAS) ameaçando uma nova multa.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Mariana machado na final dos 5. 000 metros nos mundiais universitários

Mariana Machado na final dos 5.000 metros nos Mundiais Universitários

Próximo Artigo
Táxis vão ter mais tempo para cumprir limite de idade dos veículos

Táxis vão ter mais tempo para cumprir limite de idade dos veículos

Artigos Relacionados