A CAMAC, Companhia Nacional de Borrachas, SA, de Santo Tirso, a única fabricante de pneus de capital português, que emprega 87 pessoas e é detida em 37,5% por um fundo público, viu o seu último Plano de Especial de Revitalização (PER) finalmente aprovado pelo Tribunal de Comércio de Santo Tirso.
A CAMAC tem como um dos principais investidores e credores o empresário bracarense, João Rodrigues, que opera no setor dos pneus e dos combustíveis, e que ali investiu 6,1 milhões de euros na década passada.
Créditos de 13,4 milhões
Há dias, o juiz homologou o Plano apresentado pelo administrador judicial Nuno Albuquerque, e que foi votado por 97,51% dos votantes titulares de créditos, que totalizam 13,4 milhões de euros.
Os créditos serão pagos num prazo que pode ir até às 150 prestações, como sucede com a dívida à Segurança Social.
A homologação permite a continuação da laboração da fábrica que a CAMC possui na zona industrial do Lugar da Palmeira, em Santo Tirso.
Fundada em 1967
Fundada em 1967, retomou a produção em 2010, após uma paragem de ano e meio, com gerência dos irmãos Jorge e Fernando Rodrigues. Nessa data, o capital – 1,6 milhões de euros – ficou repartido entre eles e o Fundo para a Revitalização e Modernização do Tecido Empresarial (FRME), do IAPMEI, que injetou quatro milhões de euros.
Em 2017 entrou em crise e pediu um PER que foi homologado pelo Tribunal. Só que, em 2021 e 2022, o encerramento temporário das indústrias no período de confinamento, imposto pela pandemia do covid-19, colocou em causa a sua reestruturação. E deu origem a novo Plano.
A pandemia – diz o documento – “provocou uma retração geral da procura mormente, no caso da CAMAC, decorrente do cancelamento das corridas de automóveis em que são utilizados pneus clássicos de competição, produtos esses cuja fabricação gera o maior volume de negócios e o maior valor acrescentado entre as gamas que fabrica”.
Pneus de competição
Entre as gamas fabricadas destacam-se os pneus clássicos de competição, os de competição fabricados para a Dunlop/Goodyear, pneus 4×4 fornecidos para viaturas da NATO e ainda uma variedade de pneus de tecnologia diagonal, pneus clássicos com faixa lateral branca, produtos esses cuja fabricação gera o maior volume de negócios e o maior valor acrescentado.
Em paralelo, e como instrumento de apoio técnico à produção, tem um laboratório de ensaio de pneus. Em virtude de ser o único do género acreditado no país presta serviços de ensaio de pneus a terceiros.