A fábrica têxtil em Vilarinho das Cambas, Famalicão, onde foi detetado um surto de covid-19, deverá reabrir no dia 10 de agosto, após os 25 funcionários – dos quais 10 estão infetados – cumprirem a quarentena.
“Estamos preparados para a trabalhar dia 10 de agosto”, avançou em declarações à RTP, João Barata Garcia, administrador da empresa Véus e Pontas.
Barata Garcia adianta que, dos dez casos confirmados, “há uma ou outra pessoa um bocado doentes, mas os restantes estão assintomáticos”.
O administrador relata que o primeiro caso positivo foi um funcionário que trabalhou apenas na segunda-feira da semana passada, tendo metido baixa na terça-feira. “Na sexta-feira, a delegação de saúde mandou um e-mail a comunicar o caso” e a administração encerrou “imediatamente” a fábrica, realça Barata Garcia.
ARS Norte confirma surto de covid-19 em fábrica têxtil de Famalicão
Na segunda-feira, a empresa chamou um laboratório para testar todos os trabalhadores bem como “colaboradores de outras empresas do grupo que contactavam” com a Véus e Pontas.
A fábrica foi também desinfetada.
“Os nossos cuidados e a nossa rapidez [na resposta ao problema] vão evitar que se propague”, acredita o empresário, acrescentando que a situação levou à deslocação da produção para outras unidades.
“Temos um grupo grande e obrigou a carregar o trabalho para outras empresas. Foi fácil resolver. Quando voltar, passa-se o trabalho novamente para aqui, não há problema nenhum”, referiu nas declarações à RTP.