Seguir o O MINHO

Barcelos

Fábio Porchat intrigado com Figurado de Barcelos: “Das coisas mais feias que vi na vida”

Famoso humorista também esteve em Guimarães

em

O famoso humorista brasileiro Fábio Porchat anda pelo Minho e, depois de uma passagem por Guimarães, está esta segunda-feira em Barcelos onde se mostrou impressionado com o figurado local, que é uma das mais fortes marcas identitárias do concelho.

Contextualizando: na cidade de Barcelos, há um roteiro intitulado “O Mundo Maravilhoso do Figurado” com 19 recriações em tamanho gigante de obras emblemáticas de artesãos locais. Ora, o cofundador do programa de humor Porta dos Fundos ficou impressionado com a estátua do “Música Cabeçudo”, uma obra original de Ana Baraça, uma das mais importantes artesãs barcelenses e cujo legado continua hoje em dia com os filhos.

Mas, aparentemente desconhecendo o contexto daquela figura, o humorista comparou o “Música Cabeçudo” a um pinóquio “feio” e “assustador”.

Nas histórias partilhadas na sua conta de Instagram, Fábio Porchat dá conta da sua incredulidade com aquela obra.

“Já vi estátua feia, já vi estátua assustadora, mas esse pinóquio de Barcelos é das coisas mais feias que eu vi na vida. Mas que é isto? Porque é que o Pinóquio está a tocar uma sanfona? É um pinóquio crescido, de barba e bigode. Estranho isso. Uns dentes horríveis. Isso deve ser uma lenda local”, começar por afirmar Fábio Porchat.

E com humor continua: “Meu Deus do céu, o pinóquio não mentiu, foi torturado, espancado, jogado de um edifício de 30 andares. Que mentira terá sido essa que ele contou que bateram nele, transformaram ele nisso”.

Fábio Porchat também fotografou a estátua dos poetas, em frente ao Theatro Gil Vicente. Foto: Instagram de Fábio Porchat

No domingo, o humorista esteve em Guimarães, tendo partilhado fotos da cidade.

Fábio Porchat esteve no domingo em Guimarães. Foto: Instagram de Fábio Porchat

Fábio Porchat esteve no domingo em Guimarães. Foto: Instagram de Fábio Porchat

Fábio Porchat esteve no domingo em Guimarães. Foto: Instagram de Fábio Porchat

Segundo a imprensa nacional, o ator brasileiro está em Portugal a gravar um documentário com base no livro “Viagem a Portugal”, do laureado com o Prémio Nobel José Saramago.

A série, produzida pela RTP, visar dar “a conhecer melhor” o país aos “portugueses e a outros países”.

Populares