A Casa da Memória de Guimarães (CDMG) inicia o mês de fevereiro com um reencontro com as memórias da infância. Um workshop e uma exposição de LEGO – diz o organismo cultural – “juntam-se à programação regular da CDMG para reunir miúdos e graúdos em momentos de partilha, observação e muita imaginação”.
“O indispensável Guia de Visita no primeiro sábado e os já tradicionais Domingos em Casa no penúltimo domingo do mês completam a programação de fevereiro a par de uma nova sessão de “Memórias da Memória””, sublinha. Recorda, ainda, que a mostra temporária “Raimundo Fernandes, Um Colecionador de Guimarães” pode ainda ser visitada este mês, bem como a exposição permanente “Território e Comunidade”, recentemente celebrada em livro.
O mês arranca este sábado, dia 03, com um workshop e uma exposição em torno do imaginário da LEGO. “De volta a uma popularidade impressionante – algo que não se via desde os anos 80 – os brinquedos LEGO unem gerações de crianças e adultos”, acentua. Numa pequena exposição, apresentam-se algumas peças de colecionadores da PLUG, Associação Portuguesa de utilizadores LEGO: conjuntos dos anos 60, 70 e 80 que farão não só as delícias dos mais novos como despertarão memórias nos mais velhos.
Com este workshop (dia 03, às 11:00) e exposição (que se prolonga até dia 17), miúdos e graúdos observam, constroem e partilham imaginários mais ou menos recentes: altura ideal para os mais velhos transmitirem histórias, brinquedos e boas lembranças à geração mais nova. Todos os interessados poderão participar gratuitamente, estando a lotação condicionada ao espaço existente.