Seguir o O MINHO

Alto Minho

Exército monta hospital de campanha em Ponte de Lima

Estado de Alerta

em

Foto: Ana Martins

A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) está a montar hospitais de campanha nas duas unidades hospitalares, com apoio da Proteção Civil e do Exército, confirmou a unidade de saúde em nota enviada a O MINHO, ao início da tarde desta sexta-feira.

“À semelhança do que se tem feito noutras Unidades Hospitalares, e de acordo com as medidas previstas nomeadamente no Plano de Contingência [interno], a ULSAM, em com a colaboração da Proteção Civil e do Exército, montou um hospital de campanha em cada um dos [dois] hospitais”, é dito.

Portugal em “estado de alerta” até 09 de abril

Está ainda prevista a chegada de três contentores “a fim de se adequar a resposta assistencial a fase pandémica do Covid-19”, refere a mesma nota. Estes hospitais servem para receber casos suspeitos de Covid-19, de forma a proceder à despistagem e reencaminhamento para unidades de referência para portadores do vírus, como é o caso do Hospital de Braga ou o de São João, no Porto.

Hospital de campanha do Exército montado em Viana do Castelo

O documento esclarece ainda que “estas medidas foram tomadas de forma preventiva”, apelando à “tranquilidade da população”, sempre a cumprir as orientações emanadas pela Direção-Geral da Saúde.

A ULSAM integra o Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, o Hospital Conde de Bertiandos, em Ponte de Lima, 13 centros de saúde, uma unidade de saúde pública e duas de convalescença, serve uma população residente superior a 244 mil pessoas, contando com 2.500 profissionais, entre os quais 501 médicos e 892 enfermeiros.

O número de casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus, que causa a doença Covid-19, subiu para 112 em Portugal, anunciou, esta sexta-feira, a DGS.

De acordo com o boletim sobre a situação epidemiológica em Portugal, há 1.308 casos suspeitos, dos quais 172 aguardam resultado laboratorial.

Segundo a DGS, há ainda 5.7674 contactos em vigilância pelas autoridades de saúde. Há ainda um paciente curado, residente em Lousada.

Covid-19: Número de infetados confirmados em Portugal sobe para 112

No Norte do país contaram-se nove casos novos em relação a ontem. Em Lisboa, os números dispararam, existindo 46 casos confirmados, mais 23 do que na quinta-feira.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou na quarta-feira a doença Covid-19 como pandemia, justificando esta decisão com “níveis alarmantes de propagação e de inação”.

O novo coronavírus responsável pela Covid-19 foi detetado em dezembro, na China, e já provocou quase cinco mil mortos em todo o mundo, levando a Organização Mundial de Saúde a declarar a doença como pandemia.

*Com Lusa

Populares