“Excelência do Politécnico de Viana é fator de atração e cativação de talento”

Foto: CM Viana do Castelo

O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, participou esta quarta-feira na cerimónia comemorativa dos 38 anos do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), assegurando que “a excelência e o reconhecimento do IPVC são fator de atração e de cativação do talento no território”.

Na cerimónia que contou com homenagens a estudantes, docentes, investigadores e colaboradores, Luís Nobre valorizou o histórico percurso que permitiu “criar identidade a cada uma das escolas e a todos aqueles que, de uma forma ou de outra, passaram pela instituição de ensino superior, entre estudantes, professores e funcionários”.

O autarca vianense destacou ainda, citado em comunicado da autarquia, a “cobertura holística que o IPVC tem de todo o território do Alto Minho”, considerando que a instituição “tem ido além do seu perímetro de intervenção e tem-se afirmado a nível nacional”.

Já o presidente do IPVC, Carlos Rodrigues, realçou a “forte relação que o Politécnico tem estabelecido com a comunidade, com a autarquia, com os empresários e as instituições locais”, indicando que este é “um dos trunfos e ativos mais importantes” da instituição.

Com uma trajetória marcada pela excelência académica, o IPVC continua a investir no crescimento e na inovação, respondendo às principais necessidades dos seus estudantes e do tecido empresarial da região em que está inserido.

Em dia de aniversário, a instituição de ensino superior anunciou que vai passar a contar com as novas licenciaturas de Fisioterapia (Escola Superior de Saúde – ESS), Lazer e Animação Desportiva (Escola Superior de Desporto e Lazer – ESDL) e ainda Negócios Internacionais (Escola Superior de Ciências Empresariais – ESCE).

Desde a sua fundação, em 1986, o IPVC tem-se destacado por uma oferta formativa alinhada com as exigências do mercado de trabalho, integrando desde CTeSP a licenciaturas, mestrados e pós-graduações, sem esquecer um conjunto considerável de ações de curta duração.

O IPVC deu, recentemente, passos fundamentais na resposta à melhoria efetiva das condições oferecidas à comunidade académica, com a criação de residências para os seus estudantes.

Em Valença, na Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE-IPVC), o Politécnico lançou a primeira pedra para a criação da primeira residência e, na Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL-IPVC), inaugurou, ainda este mês, um espaço com capacidade para 21 camas. Brevemente, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC) irão começar as obras para a criação de uma residência com 400 camas, assim como a renovação da residência no Centro Académico.

Na cidade de Viana do Castelo situam-se a Escola Superior de Educação, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão e ainda a Escola Superior de Saúde. Já a Escola Superior Agrária situa-se em Ponte de Lima, a Escola Superior de Ciências Empresariais em Valença e a Escola Superior de Desporto e Lazer em Melgaço.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Adeus, chuva. Vem aí sol e calor para o Minho

Próximo Artigo

Braga destacada em relatório europeu sobre cidades circulares

Artigos Relacionados
x