Seguir o O MINHO

Região

Exames/Secundário: Escolas dos distritos de Braga e Viana entre as melhores médias nacionais

em

Foto: DR/Arquivo

Os alunos das escolas secundárias do distrito de Braga conseguiram a segunda melhor média nacional nos exames realizados no ano passado, segundo dados do Ministério da Educação, atrás apenas do Porto. Viana do Castelo é o quinto no ranking.

Com uma média de 11,24 valores em 39.809 exames, os estudantes do Porto ultrapassaram Viseu e passaram a ocupar o primeiro lugar da tabela elaborada pela Lusa.

É também na cidade do Porto que se encontra a escola pública e o colégio com melhores classificações nos exames nacionais do secundário: o Colégio Nossa Senhora do Rosário e a Escola Secundária Garcia de Orta, segundo o ‘ranking’ da Lusa, que analisa apenas as escolas onde se realizaram mais de cem provas.

Apesar de não aparecerem pela mesma ordem, os oito distritos com média acima de 11 valores repetem-se em relação ao ano anterior.

Castelo Branco saiu do grupo daqueles distritos, porque que este ano baixou para uma média de 10,98 valores e passou a ocupar o 10.º lugar.

Assim, nos primeiros lugares do ‘ranking’ surgem os distritos do Porto, Braga, Lisboa, Coimbra e Viana do Castelo.

Já no fim da tabela, com média negativa, surgem as escolas do distrito de Portalegre, das ilhas dos Açores e as situadas no estrangeiro (com 9,62 valores, 9,8 valores e 9,88 valores, respetivamente).

Olhando para as disciplinas, os alunos alentejanos de Portalegre e Beja foram os que revelaram mais dificuldades em algumas áreas: a média dos estudantes de Portalegre a Geometria Descritiva A foi de 5,39 valores, enquanto os bejenses tiveram mais dificuldades a Francês (com média de 7,65 valores).

As melhores médias nacionais foram a Espanhol, com destaque para os alunos da Guarda (média de 16,12), de Coimbra (média 15,82) e Braga (15,64).

EM FOCO

Populares