Ex-comandante dos bombeiros municipais de Viana distinguido com crachá de ouro

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) vai distinguir com o crachá de ouro o ex-comandante dos bombeiros municipais de Viana do Castelo pelo “exemplar comportamento” ao longo de 45 anos de serviço, revelou esta sexta-feira o autarca local.

De acordo com o presidente da câmara municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, a entrega do galardão ao ex-comandante, Martinho de Campos, que assumiu o comando da corporação em 1999 e passou à reforma em 2015, vai acontecer no próximo dia 22 de março, pelas 10h30, no salão nobre autarquia.

A cerimónia servirá igualmente para celebrar os 236 anos da única corporação profissional do Alto Minho.

Os bombeiros municipais de Viana do Castelo foram fundados em 1780 com a designação original de Companhia da Bomba, sendo atualmente o terceiro mais antigo de Portugal, logo a seguir aos Sapadores de Lisboa e Porto.

Contam com uma estrutura profissional constituída por mais de 50 operacionais.

O crachá de ouro, que está previsto no artigo 6.º do Regulamento das Distinções Honoríficas da Liga dos Bombeiros Portugueses é atribuído pelo Conselho Executivo da Liga.

A “distinção serve para distinguir a prática de atos ou serviços de inquestionável contribuição para a dignificação da causa dos bombeiros e pode ser atribuída a elementos dos corpos de bombeiros com um mínimo de 35 anos de serviço, com boa informação de serviço e exemplar comportamento”.

José Maria Costa adiantou que a atribuição do mais alto galardão atribuído pela LBP “foi solicitada” pelo município, como forma de reconhecimento “dos elevados serviços prestados à causa, na chamada luta pela paz”.

“O seu currículo, a sua atividade, o seu empenho, o seu profissionalismo e a sua generosidade justificaram a atribuição deste crachá”, sustentou José Maria Costa.

Martinho Gomes de Campos foi incorporado no serviço militar em 1971, no Regimento de Artilharia da Serra do Pilar, em Vila Nova de Gaia e, nesse mesmo ano partiu para Angola, fazendo parte da companhia CART 3452/BART 3860, em Luanda, tendo passado à disponibilidade em 04 de abril de 1974.

Começou a sua atividade profissional no município a 18 de outubro de 1974, com a categoria de bombeiro-motorista. Em 1979 foi nomeado bombeiro municipal de 2.ª classe e, em 1992, chegou à 1.ª classe.

Em 1997 foi nomeado subchefe da carreira de bombeiro municipal, e em 1999, por despacho do então presidente da câmara, Defensor Moura, passou a assegurar as funções do comando.

Em agosto de 2001 foi nomeado na categoria de chefe da carreira de bombeiro municipal, tendo continuado a exercer as funções de comandante na corporação profissional até 01 de junho de 2015.

Os bombeiros municipais “têm como função e objetivo principal o salvamento e proteção de pessoas e bens, tendo como área de atuação o município de Viana do Castelo. No entanto, entra em campo sempre que solicitado pela estrutura da Autoridade Nacional de Proteção Civil”.

A corporação dispõe de veículos de combate a incêndios, veículos tanque, um veículo autoescada com trinta metros, ambulâncias de socorro, viaturas de socorro e assistência estratégica, veículo de comando, um de apoio a mergulhadores, veículos de apoio diverso e bote de socorro e resgate.

Em termos de capacidade intervenção, está preparado para incêndios, desobstrução e desencarceramento, matérias perigosas, salvamento em grande escala, ambiente subaquático e mergulho e ambientes de condições atmosféricas e anticorte.

logo Facebook Fique a par das Notícias de Viana do Castelo. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x