Seguir o O MINHO

Desporto

Ex-atleta do Vitória cai inanimado e morre durante jogo de Basquetebol da II divisão

Óbito

em

Foto: Facebook / Maia Basket Clube

O antigo basquetebolista do Vitória SC, Paulo Diamantino, morreu esta sexta-feira depois de cair inanimado durante um jogo da II divisão nacional entre o Mirandela e a Juventude Pacense, em Paços de Ferreira.

De acordo com o JN, o atleta jogou os primeiros quatro minutos e saiu. Na segunda parte, quando ia voltar a entrar, caiu inanimado.

Os Bombeiros de Paços de Ferreira rapidamente assistiram o atleta procedendo a manobras de reanimação durante cerca de 30 minutos, mas sem sucesso.

“Quando lá chegámos ele já estava em paragem cardiorrespiratória”, sublinhou à agência Lusa fonte dos Bombeiros de Paços de Ferreira.

Segundo a mesma fonte, o alerta foi dado às 20:41 e para Pavilhão Municipal de Moledos, em Paços de Ferreira, distrito do Porto, foram deslocados vários meios de socorro.

A GNR local informa que o jogador caiu inanimado e foram feitas “tentativas de reanimação, mas foram infrutíferas”, tendo o óbito sido declarado no local.

Paulo Diamantino é o segundo atleta a morrer em Portugal em 2021

De acordo com a GNR, o corpo foi transportado para o Instituto de Medicina Legal de Penafiel.

Paulo Diamantino, natural de Mirandela, foi internacional pela seleção nacional e representou o Vitória SC de 2009 a 2011, vindo das camadas jovens do FC Porto.

De Guimarães seguiu para o Maia Basket e, atualmente, jogava no Mirandela Basquetebol Clube. Fazia este sábado 36 anos.

Minuto de silêncio

A Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) decretou hoje um minuto de silêncio nos seus jogos do fim de semana.

Em comunicado, o organismo diz que “o basquetebol nacional está de luto pela morte de Paulo Diamantino, treinador-jogador do Mirandela BC”.

“Todos os jogos deste fim de semana serão antecedidos de um minuto de silêncio em memória de Paulo Diamantino”, lê-se.

Clubes reagem

FC Porto e Maia Basket lamentaram a morte do atleta através das redes sociais.

“O FC Porto envia as mais sentidas condolências à família e amigos de Paulo Diamantino, nosso antigo atleta de basquetebol, que faleceu esta sexta-feira. Um abraço especial ao irmão, João Diamantino, que também representou o nosso símbolo”, lê-se numa mensagem dos ‘dragões’ na rede social Twitter.

O Maia Basket Clube, no qual Paulo Diamantino também jogou, lembrou o antigo jogador, dizendo que perdeu “um amigo, um exemplo de dignidade e altruísmo”.

“Endereçamos as nossas condolências à família, em especial, ao seu irmão João”, referiu o clube maiato.

Populares