Arquivo

Europeus e portugueses maioritariamente satisfeitos com resposta da União à Ucrânia

Guerra
Europeus e portugueses maioritariamente satisfeitos com resposta da união à ucrânia

A maioria dos cidadãos da União Europeia (UE), 51%, está satisfeita com a resposta do bloco à guerra na Ucrânia e 93% aprova a prestação de ajuda humanitária aos ucranianos, segundo um Eurobarómetro hoje divulgado.

Num inquérito conduzido pelo Eurobarómetro, 51% dos inquiridos na UE dizem-se ‘muito satisfeitos’ (8%) ou ‘satisfeitos’ (43%) com a maneira como a UE reagiu à invasão da Ucrânia pela Rússia, sendo que, em Portugal, a taxa de aprovação é de 56% (8% ‘muito satisfeitos’ e 48% de ‘satisfeitos’).

Por outro lado, a maioria dos europeus considera que, desde o início da guerra, a UE deu provas de solidariedade (78 %), união (63 %) e capacidade de resposta rápida (58 %).

Em Portugal, mais de nove em cada dez inquiridos (95%) consideraram que a UE demonstrou solidariedade com a Ucrânia, 77% que se manteve unida e 57% que deu uma resposta rápida ao conflito.

A grande maioria dos europeus (80%) e mais de nove em cada dez portugueses (93%) está de acordo com as sanções económicas impostas à Rússia.

A adoção de medidas restritivas aos oligarcas russos pela UE é apoiada por 79% dos europeus e 91% dos portugueses.

Os inquiridos são ainda amplamente favoráveis ao apoio inabalável à Ucrânia e ao seu povo: 93% dos inquiridos na UE e 98% em Portugal concordam com a prestação de ajuda humanitária às pessoas afetadas pela guerra.

O acolhimento de ucranianos que fogem da guerra, por seu lado, é aprovado por 89% dos europeus e 97% dos portugueses.

O inquérito Eurobarómetro foi realizado em abril.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou mais de três mil civis, segundo a ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

A ofensiva militar causou a fuga de mais de 13 milhões de pessoas, das quais mais de 5,5 milhões para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Hoje é o dia da cortesia ao volante e crianças sensibilizaram condutores em braga

Hoje é o Dia da Cortesia ao Volante e crianças sensibilizaram condutores em Braga

Próximo Artigo
Congresso da ordem dos enfermeiros arranca hoje em braga com mais de mil participantes

Congresso da Ordem dos Enfermeiros arranca hoje em Braga com mais de mil participantes

Artigos Relacionados