Arquivo

Europeu de Robótica junta 700 jovens de 15 países em Guimarães

A partir de amanhã e até sábado
Europeu de robótica junta 700 jovens de 15 países em guimarães

Portugal recebe pela primeira vez a European RoboCup, a partir de amanhã e até sábado, no Multiusos de Guimarães, com 700 participantes de 15 países, divididos por 125 equipas e 14 ligas.

A organização é da Escola de Engenharia da UMinho – através do Laboratório de Automação e Robótica, do Departamento de Eletrónica Industrial e da startup BotnRoll.com –, com apoio do Município de Guimarães, da agência nacional Ciência Viva e com o alto patrocínio do Presidente da República.

A entrada é livre para o público, das 09:00 às 18:00, sendo que no sábado acaba às 16:00.

Em comunicado, a UMinho explica que as equipas construíram os robôs nas suas escolas/universidades e apuraram-se em eliminatórias nos respetivos países. Em Guimarães, vão entrar em ligas juniores (até aos 19 anos) ou major (adultos), em provas como futebol robótico, busca e salvamento, tarefas domésticas e onstage. Ao longo dos quatro dias, podem melhorar os seus robôs em hardware e software. Os professores não entram na área júnior, o que revela o nível de know-how e autonomia dos mais jovens.

Programa

A 01 de junho, as equipas fazem a acreditação de manhã. De tarde, iniciam as afinações dos robôs e os treinos nas pistas. A cerimónia de abertura é as 17:00, com o presidente do Município de Guimarães, Domingos Bragança, a pró-reitora para a Comunicação da UMinho, Teresa Ruão, e o coordenador do evento, Fernando Ribeiro, havendo ainda pequenos momentos musicais e vídeos. A 02 e 03 de junho decorrem as várias competições em simultâneo, com júris internacionais, e no final da tarde há um peddy paper para os participantes conhecerem a cidade, que culmina em convívio numa praça central.

A manhã do dia 04 é reservada para as finais das diversas ligas. Pelas 14:30 decorre a aguardada final da liga de futebol com robôs médios (até 40 kg), que podem deslocar-se a quatro metros por segundo no campo de 20 por 14 metros. A equipa de robôs vencedora vai defrontar depois a equipa feminina do Vitória SC, no âmbito dos 100 anos deste clube, e espera-se muita gente a assistir. O programa fecha com a entrega dos troféus.

Na iniciativa é também possível visitar e fazer experiências interativas na “Science Expo”, que aborda magnetismo, luz e imagem, som, mecânica, algoritmos e máquinas em miniatura. Esta mostra inédita é dinamizada pela Comunidade Intermunicipal do Ave. O staff do evento conta com 150 pessoas, em especial estudantes de Eletrónica Industrial e Computadores, Mecânica e Mecatrónica da UMinho.

Para o professor Fernando Ribeiro, citado no comunicado, a European RoboCup “é muito importante” nomeadamente para divulgar e ensinar as áreas científico-tecnológicas. A sua primeira edição ocorreu em Itália (2018), a segunda na Alemanha (2019) e a terceira é agora em Portugal, após dois anos de adiamento devido à pandemia. Portugal tem contribuído para a RoboCup de várias formas. Está representado nos seus comités técnico, executivo e de trustees, apoiando melhorias na robótica e na inteligência artificial. Participa também desde 1988 em muitas ligas internacionais, com universidades e escolas de todo o país. Organizou igualmente um Mundial da RoboCup (2004) e promove anualmente o Festival Nacional de Robótica, a Roboparty (na UMinho), a prova de robô bombeiro MicroMouse e atividades na Semana Europeia da Robótica, entre outras ações formativas e educativas.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Minho tem 22 praias com "qualidade de ouro"

Minho tem 22 praias com "Qualidade de Ouro"

Próximo Artigo
Mais de 2. 100 condutores ficaram sem carta em seis anos do sistema “carta por pontos”

Mais de 2.100 condutores ficaram sem carta em seis anos do sistema “carta por pontos”

Artigos Relacionados