Seguir o O MINHO

Região

Europeias: António Costa ao lado de Pedro Marques em Viana e Guimarães

Primeiro-ministro reforça presenças entre sexta-feira e domingo na campanha do PS

em

Foto: Facebook de Pedro Marques (Arquivo)

O secretário-geral do PS vai reforçar as suas presenças na campanha eleitoral, entre sexta-feira e domingo, ao lado do cabeça de lista europeu dos socialistas, Pedro Marques, disse hoje à agência Lusa fonte deste partido.

Na sexta-feira, além de discursar à noite no comício da Covilhã, distrito de Castelo Branco, António Costa vai estar presente numa arruada na baixa de Coimbra, que está prevista para as 17:00.

No sábado, o líder dos socialistas estará com Pedro Marques primeiro num almoço comício em Viana do Castelo e, depois, também, no comício de Guimarães.

Já em relação ao dia de domingo, tal como estava agendado, o secretário-geral do PS acompanha o seu cabeça de lista europeu nas iniciativas marcadas para as regiões autónomas da Madeira e dos Açores.

No que respeita à última semana se campanha, após regressar de Viena, Áustria, onde participará numa conferência da Confederação Europeia dos Sindicatos (CES), na qualidade de primeiro-ministro, António Costa, segundo fonte do PS, voltará a ter presença frequente nas iniciativas de campanha dos socialistas, designadamente no Porto e em Lisboa.

Na terça-feira, em Faro, e na quarta-feira, em Almeirim, António Costa encerrou os comícios do seu partido.

Como afirmou à agência Lusa um dirigente do PS, neste esforço de mobilizar o eleitorado da área dos socialistas, na última semana de campanha, este partido vai ter no terreno figuras como o anterior cabeça de lista nas europeias de 2014, Francisco Assis, o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, e o ministro das Finanças, Mário Centeno.

O cabeça de lista europeu do PS, Pedro Marques, vai ter ao lado o seu lado Francisco Assis e Ferro Rodrigues, respetivamente no Porto e em Lisboa.

Como a agência Lusa noticiou na quarta-feira, Francisco Assis estará presente no próximo dia 23, penúltimo dia de campanha, na descida da rua de Santa Catarina e, depois, no jantar comício de Matosinhos.

Na Convenção Europeia do PS, realizada em Gaia, em fevereiro passado, Francisco Assis, que desde o final de 2015 tem manifestado divergências estratégicas e ideológicas face ao posicionamento mais à esquerda da atual direção dos socialistas, fez então um discurso em que manifestou disponibilidade para participar na campanha, apesar de não ter sido reconduzido na lista de candidatos ao Parlamento Europeu.

Neste momento, Francisco Assis tem-se manifestado apreensivo face à possibilidade de as eleições europeias em Portugal e em outros Estados-membros serem marcadas por uma elevada abstenção, penalizando as forças que classifica como estruturantes no projeto europeu.

Já o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, que tem uma relação política próxima com Pedro Marques, estará presente no último dia da campanha, em Lisboa, no tradicional almoço da Trindade.

O ministro das Finanças, Mário Centeno, é outro dos “nomes fortes” do Governo e do PS que vão surgir na reta final da campanha europeia.

Neste período final de campanha, além de Mário Centeno e de Ferro Rodrigues, é também dada como certa a presença do ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

Hoje, será a vez do ministro do Trabalho, Vieira da Silva, discursar numa conferência em Guimarães dedicada ao tema do pilar europeu dos direitos sociais.

Anúncio

Braga

Homem mata mulher a tiro em Braga

Violência doméstica

em

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Uma mulher de 54 anos morreu esta sexta-feira em Braga vítima de um tiro de arma de fogo disparado pelo próprio marido.

O homem terá disparado sobre a mulher dentro da residência, localizada na rua da Bugide, freguesia de Pedralva.

Dirigiu-se esta noite ao posto territorial do Sameiro (GNR) onde confessou a autoria do crime.

Ao local acorreu uma ambulância INEM e a VMER de Braga, tendo confirmado o óbito da mulher.

O homem, de 59 anos, encontra-se sob custódia policial. Desconhecem-se ainda os motivos do crime.

Este é já o segundo caso de morte entre casais no distrito de Braga no espaço de seis dias.

No passado domingo, um homem matou a companheira em Gondifelos, Famalicão, pondo termo à vida de seguida.

Continuar a ler

Alto Minho

Mulher morre atropelada em Caminha

Em Seixas

em

Uma mulher com cerca de 70 anos perdeu a vida após atropelamento em Seixas, Caminha, na Estrada Nacional 13, apurou O MINHO junto dos Bombeiros de Caminha.

Para além da vítima mortal, o sinistro resultou ainda em mais dois feridos, um familiar da vítima, que também terá sido atropelado, e o condutor da viatura envolvida no acidente.

No local estiveram os Bombeiros de Caminha com três ambulâncias, assim como a VMER de Viana do Castelo. O alerta foi dado pelas 21:01 e o óbito foi declarado no local e a vítima transportada para o Instituto de Medicina Legal.

A GNR registou a ocorrência.

Continuar a ler

Braga

“Pico” nas urgências reteve ambulâncias no Hospital de Braga. Situação já normalizou

Bombeiros revoltados

em

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Ambulâncias de várias corporações de bombeiros da região de Braga ficaram esta tarde de sexta-feira retidas durante mais de uma hora junto das urgências do Hospital de Braga, face ao tempo de espera na triagem.

Ao que O MINHO apurou junto de várias corporações da região de Braga, algumas ambulâncias chegaram mesmo a esperar mais de uma hora enquanto os doentes ficavam em macas no serviço de urgências, à espera de serem atendidos na triagem.

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Fonte da unidade hospitalar disse a O MINHO que a situação se encontra normalizada, tendo existido um “pico” durante esta tarde, face a algumas situações de última hora que “atrasaram” as ambulâncias.

A mesma fonte indica, contudo, que tem sido dada “prioridade máxima” às macas que chegam nas ambulâncias, de forma a “libertar” as viaturas que são necessárias em outras ocorrências, não podendo ficar “à espera” naquele serviço.

Ao que O MINHO apurou ao final da tarde desta sexta-feira, a situação já se encontra normalizada.

Continuar a ler

Populares