Seguir o O MINHO

Futebol

Euro2020: Estreante Ferro substitui lesionado Pepe

Defesa-central do Benfica

em

Foto: Divulgação / FPF (Arquivo)

O defesa central Ferro, do Benfica, foi hoje chamado pela primeira vez à seleção portuguesa de futebol, para substituir nos convocados para dois jogos de apuramento para o Euro2020 o portista Pepe, excluído devido a lesão.

A chamada de Ferro à seleção principal é uma estreia para o central, num momento em que a equipa das ‘quinas’ se concentra para os jogos na Sérvia, no sábado, e na Lituânia, em 10 de setembro, do Grupo B de qualificação para o Euro2020.

Na convocatória divulgada na quinta-feira, o selecionador Fernando Santos teve como principal novidade a chamada de Daniel Podence, também uma estreia absoluta, numa lista em que se destacam ainda os regressos de Daniel Carriço e Renato Sanches.

Na nota publicada hoje na sua página oficial, a Federação Portuguesa de Futebol explica que Pepe “foi dado como indisponível”, depois de ter sido observado pela unidade de saúde do organismo federativo.

Já no domingo, o FC Porto tinha informado que Pepe sofreu no jogo frente ao Vitória de Guimarães “uma contusão direta no joelho direito, com hematoma marcado”.

Na qualificação para o Euro2020, Portugal procura ainda a primeira vitória, depois de empates caseiros com Ucrânia (0-0) e Sérvia (1-1).

A seleção lusa segue no quarto e penúltimo lugar do Grupo B com apenas dois pontos, embora tenha menos dois jogos do que a Ucrânia, que lidera, com 10, e do que o Luxemburgo, que é segundo, com quatro.

Com mais um jogo do que Portugal, a Sérvia é terceira classificada, também com quatro pontos, enquanto a Lituânia segue em último, com apenas um ponto.

Os dois primeiros lugares do agrupamento dão acesso direto ao Euro2020. Caso falhe a qualificação no grupo, Portugal tem, pelo menos, assegurada a presença no ‘play-off’, via Liga das Nações.

Lista dos 25 convocados:

– Guarda-redes: Beto (Goztepe, Tur), José Sá (Olympiacos, Gre) e Rui Patrício (Wolverhampton, Ing).

– Defesas: João Cancelo (Manchester City, Ing), José Fonte (Lille, Fra), Mário Rui (Nápoles, Ita), Nelson Semedo (FC Barcelona, Esp), Raphael Guerreiro (Borussia Dortmund, Ale), Rúben Dias (Benfica), Daniel Carriço (Sevilha, Esp) e Ferro (Benfica).

– Médios: Bruno Fernandes (Sporting), Danilo Pereira (FC Porto), João Moutinho (Wolverhampton, Ing), Pizzi (Benfica), Rúben Neves (Wolverhampton, Ing), William Carvalho (Betis, Esp) e Renato Sanches (Lille, Fra).

– Avançados: Bernardo Silva (Manchester City, Ing), Gonçalo Guedes (Valência, Esp), Rafa (Benfica), João Félix (Atlético de Madrid, Esp), Daniel Podence (Olympiacos, Gre), Diogo Jota (Wolverhampton, Ing) e Cristiano Ronaldo (Juventus, Ita).

Anúncio

Futebol

“O meu melhor amigo joga no SC Braga”

Liga Europa: Wolverhampton-SC Braga

em

Foto: Twitter

Na véspera do duelo com o SC Braga, para a primeira jornada da fase de grupos da Liga Europa, o jogador português do Wolverhampton, Rúben Neves, revelou que o seu melhor amigo joga nos minhotos.

“Vai ser bom porque nós, jogadores portugueses, conhecemos bem o SC Braga. O meu melhor amigo, Ricardo Horta, joga lá. Por isso, vai ser especial para ambos. Somos bons amigos, bons companheiros de equipa, mas queremos vencer”, disse o médio formado no FC Porto.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Depois de 277492 tentativas fizemos isto !! @goncalopaciencia @rubendsneves @diogobaiaspr @ri_pereira @joaopaciencia @ricardojrneves

Uma publicação partilhada por Ricardo Horta (@ricardohorta21) a

Vídeo: Rúben Neves e Ricardo Horta, com Gonçalo Paciência e Ricardo, em 2015.

O internacional português recordou ainda os tempos em que vestia de azul e branco e lutava com os arsenalistas na I Liga.

“Quando estava no FC Porto havia uma rivalidade com o SC Braga. São duas cidades próximas com duas grandes equipas em Portugal. Sabemos que vai ser um jogo difícil, mas vamos tentar conquistar a primeira vitória na fase de grupos”, disse aos jornalistas.

E deixou elogios à experiência europeia do SC Braga: “É uma equipa que tem vindo a crescer bem e conseguido bons resultados na Europa nos últimos anos. Temos a informação necessária, mas estamos concentrados no que podemos fazer. Vamos dar o nosso melhor pela vitória”.

SC Braga e Wolverhampton defrontam-se em Inglaterra, esta quinta-feira, a partir das 20:00 horas, em jogo da primeira jornada do Grupo K da Liga Europa 2019/2020.

Continuar a ler

Futebol

Preud’homme: “Vitória é uma equipa completa”

1.ª jornada do Grupo F da Liga Europa

em

Foto: Divulgação

O treinador dos belgas do Standard de Liège, Michel Preud’homme, afirmou hoje que deseja o “melhor resultado possível” frente ao Vitória SC, equipa que considerou “completa”, na primeira jornada do Grupo F da Liga Europa de futebol.

Conhecido no futebol português pelas cinco épocas em que defendeu as redes do Benfica – cumpriu 199 jogos entre 1994/95 e 1998/99 -, o treinador, de 60 anos, realçou que o seu conjunto vai encarar a fase de grupos “jogo a jogo”, a começar pelo primeiro, frente a um adversário que considerou ter valia técnica e física.

“É uma equipa completa, capaz de se organizar, mas também de se projetar no ataque, graças a laterais ofensivos. É uma equipa técnica, mas também física”, observou, na conferência de imprensa de antevisão ao duelo de quinta-feira, decorrida no Estádio Maurice Dufrasne, em Liège.

Atual líder do principal campeonato belga, com 15 pontos após sete jornadas, o Standard quer também somar o “máximo possível” de pontos no Grupo F, mesmo ciente da “qualidade dos adversários”, acrescentou o técnico.

“No ano passado, tínhamos [no grupo J] Sevilha [Espanha] e Krasnodar [Rússia], que muitos subestimaram. Agora, temos Arsenal [Inglaterra] e Eintracht Frankfurt [Alemanha]. O Standard e o Vitória são os ‘outsiders’. Mas subimos do pote quatro para o três [no sorteio], numa evolução para continuar a crescer na Europa”, salientou.

Na segunda época seguida pelo clube onde iniciou a carreira de jogador, Michel Preud’homme reconheceu ainda que o médio Selim Amallah, lesionado, está indisponível para o reencontro entre belgas e portugueses 24 anos depois – os vitorianos ultrapassaram então a primeira ronda da Taça UEFA, com um triunfo caseiro (3-1) e um 0-0 em Liège.

“Ele treinou com o plantel, mas admitiu que não estava a 100%. Existem outras soluções no grupo, e é melhor não arriscar”, realçou.

Um dos 21 convocados dos belgas, o ponta de lança Renaud Emond, lembrou que o Standard venceu todos os jogos em casa na fase de grupos de 2018/19, mas realçou que a sua equipa está, para já, somente concentrada em derrotar o Vitória.

O Vitória SC, 10.º classificado da I Liga portuguesa, e o Standard de Liège, primeiro da I Liga belga, defrontam-se no Estádio Maurice Dufrasne, em Liège, a partir das 18:55 locais (17:55 em Lisboa), em jogo que vai ser arbitrado pelo russo Sergei Ivanov.

Continuar a ler

Futebol

Avançado do Famalicão admite que ausência de Bruno Fernandes tem “peso enorme”

Famalicenses jogam em Alvalade na sexta-feira

em

Imagem via Canal 11

O avançado espanhol Toni Martinez reconheceu esta quarta-feira que a ausência de Bruno Fernandes pode ser uma vantagem para o Famalicão para a visita ao Sporting, na sexta jornada da I Liga de futebol.

“Sem dúvida que tem muito peso [a ausência de Bruno Fernandes). É um jogador com uma capacidade enorme, com muito peso no balneário, mas terão outros jogadores com qualidade. Sabemos que o Sporting é um dos grandes. Apesar de não estar num bom momento, eles são os favoritos. Vamos fazer o nosso jogo e tentar conseguir pontos”, disse, em declarações antes de mais um treino de preparação para o jogo em Alvalade.

Martinez revelou-se orgulhoso com o arranque do Famalicão da I Liga e admitiu que a equipa tudo vai fazer para conseguir manter a liderança.

“O balneário está tranquilo e contente pelo início de campeonato. Vamos jogo a jogo. Não esperávamos este início, mas sabemos o potencial da nossa equipa e sabemos que podemos fazer coisas grandes. Não pensamos até onde podemos chegar, vamos jogo a jogo, disputamos todos como se fosse uma final, é esse o nosso segredo”, acrescentou.

O avançado espanhol de 22 anos chegou ao Famalicão depois de ter passado pelo Valência e West Ham. Na última época, esteve cedido ao Rayo Majadahonda e Lugo. Toni Martinez conta com um golo marcado na I Liga, na primeira jornada.

O Famalicão, líder isolado da I Liga, joga esta segunda-feira com o Sporting, em quinto lugar com menos cinco pontos, às 21:00 horas, numa partida relativa à sexta jornada da prova.

Continuar a ler

Populares