Arquivo

ETAR de Paredes de Coura remodelada por 1,3 milhões

Etar de paredes de coura remodelada por 1,3 milhões
Foto: DR

A Águas do Norte vai iniciar a remodelação da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Paredes de Coura, num investimento de 1,3 milhões de euros e com prazo de execução de 364 dias, foi hoje anunciado.

Em comunicado, aquela entidade concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal adiantou que a empreitada da ETAR de Paredes de Coura foi adjudicada à empresa Ambiágua-Gestão de Equipamentos de Água.

Segundo a Águas do Norte, a obra “consiste na duplicação da capacidade hidráulica do respetivo tratamento preliminar, através de uma nova unidade compacta de gradagem e na instalação de um novo sistema de arejamento do tratamento biológico da ETAR, através da instalação de uma nova centrífuga, entre outros aspetos técnicos”.

Com esta remodelação, a Águas do Norte “pretende resolver os problemas de tratamento de águas residuais em várias freguesias do município de Paredes de Coura, sendo agora disponibilizada a uma parte significativa da população residente a possibilidade de usufruir de um adequado serviço público de saneamento de águas residuais, o que permitirá uma melhoria significativa da sua qualidade de vida e a preservação do meio ambiente”.

A Águas do Norte iniciou a atividade a 30 de junho de 2015 e, enquanto entidade concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais e de efluentes provenientes de fossas séticas.

Assume ainda a exploração e gestão do sistema de águas da região do Noroeste, reunindo numa única entidade gestora os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em “alta” (prestados aos Municípios) e em “baixa” (prestados aos utilizadores finais, os munícipes), de forma regular, contínua e eficiente.

A empresa resultou da agregação das empresas Águas do Douro e Paiva, Águas do Noroeste, Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro, e Simdouro – Saneamento do Grande Porto, integradas no grupo Águas de Portugal (AdP), detendo “a concessão por 30 anos da exploração e gestão do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal”.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Costinha deixa santa clara antes de jogo com gil vicente

Costinha deixa Santa Clara antes de jogo com Gil Vicente

Próximo Artigo
Carrilhão da "sala de visitas" de évora restaurado na fundição de sinos de braga

Carrilhão da "sala de visitas" de Évora restaurado na Fundição de Sinos de Braga

Artigos Relacionados