Caminha, Viana do Castelo e Esposende acolhem, entre os dias quarta e sexta-feira, as Jornadas de Turismo do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), uma iniciativa anual que se afirma como “espaço privilegiado de reflexão, partilha e ligação ao território”.
Sob o tema “O Mar, a Pesca e o Património Marítimo… oportunidades para o desenvolvimento turístico nas Zonas Costeiras”, a edição deste ano realiza-se em articulação com o projeto FISATUR, no qual o IPVC participa como parceiro através do curso de Turismo da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG).
“Refletindo a abordagem pedagógica distintiva do curso – profundamente ancorada na realidade profissional e territorial do setor – as Jornadas adotam um formato descentralizado, promovendo a ligação direta dos estudantes a contextos reais, locais e regionais, nos concelhos de Caminha, Viana do Castelo e Esposende”, explica o IPVC.

O programa inclui palestras, mesas-redondas e atividades de caráter lúdico, que envolvem docentes, estudantes e oradores convidados, promovendo uma leitura plural e enriquecedora das múltiplas dimensões do turismo costeiro.
As diferentes sessões visam, assim, “aproximar o saber académico das práticas do setor, incentivando a participação crítica e informada dos estudantes”.
O evento mobiliza a totalidade da oferta formativa em Turismo do IPVC – CTeSP em Gestão Hoteleira, Licenciatura em Turismo e Mestrado em Turismo e Inovação – sendo também uma “resposta concreta à necessidade de reforçar o envolvimento dos estudantes nas dinâmicas extracurriculares, à luz dos desafios identificados em edições anteriores”
Com o objetivo de favorecer a participação ativa, o programa foi estruturado de forma a articular-se com os horários das aulas, sobretudo nas sessões dirigidas aos finalistas:
- 28 de maio | Caminha – Sessão direcionada aos estudantes do 2.º e 3.º anos da licenciatura.
- 29 de maio | Viana do Castelo
- Sessão da manhã: Aberta a todos os estudantes.
- Sessão da tarde: Exclusiva para estudantes do 3.º ano e grupos promotores dos Projetos em Turismo, que irão apresentar os seus pitches.
- 30 de maio | Esposende – Sessão da manhã aberta a todos os estudantes, com prioridade para os dos 2.º e 3.º anos da licenciatura.
Mais do que um evento académico, as Jornadas de Turismo do IPVC representam uma “experiência imersiva, que aproxima os estudantes dos desafios e oportunidades reais do setor, promovendo o compromisso com o desenvolvimento sustentável das zonas costeiras e a valorização do património marítimo como recurso identitário e diferenciador do turismo regional”.