Estudantes do Politécnico de Viana andam pelo litoral a refletir sobre turismo costeiro

Jornadas de Turismo
Estudantes do politécnico de viana andam pelo litoral a refletir sobre turismo costeiro
Foto: IPVC

Caminha, Viana do Castelo e Esposende acolhem, entre os dias quarta e sexta-feira, as Jornadas de Turismo do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), uma iniciativa anual que se afirma como “espaço privilegiado de reflexão, partilha e ligação ao território”.

Sob o tema “O Mar, a Pesca e o Património Marítimo… oportunidades para o desenvolvimento turístico nas Zonas Costeiras”, a edição deste ano realiza-se em articulação com o projeto FISATUR, no qual o IPVC participa como parceiro através do curso de Turismo da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG).

“Refletindo a abordagem pedagógica distintiva do curso – profundamente ancorada na realidade profissional e territorial do setor – as Jornadas adotam um formato descentralizado, promovendo a ligação direta dos estudantes a contextos reais, locais e regionais, nos concelhos de Caminha, Viana do Castelo e Esposende”, explica o IPVC.

Estudantes do politécnico de viana andam pelo litoral a refletir sobre turismo costeiro
Foto: IPVC

O programa inclui palestras, mesas-redondas e atividades de caráter lúdico, que envolvem docentes, estudantes e oradores convidados, promovendo uma leitura plural e enriquecedora das múltiplas dimensões do turismo costeiro.

As diferentes sessões visam, assim, “aproximar o saber académico das práticas do setor, incentivando a participação crítica e informada dos estudantes”.

O evento mobiliza a totalidade da oferta formativa em Turismo do IPVC – CTeSP em Gestão Hoteleira, Licenciatura em Turismo e Mestrado em Turismo e Inovação – sendo também uma “resposta concreta à necessidade de reforçar o envolvimento dos estudantes nas dinâmicas extracurriculares, à luz dos desafios identificados em edições anteriores”

Com o objetivo de favorecer a participação ativa, o programa foi estruturado de forma a articular-se com os horários das aulas, sobretudo nas sessões dirigidas aos finalistas:

  • 28 de maio | Caminha – Sessão direcionada aos estudantes do 2.º e 3.º anos da licenciatura.
  • 29 de maio | Viana do Castelo
    • Sessão da manhã: Aberta a todos os estudantes.
    • Sessão da tarde: Exclusiva para estudantes do 3.º ano e grupos promotores dos Projetos em Turismo, que irão apresentar os seus pitches.
  • 30 de maio | Esposende – Sessão da manhã aberta a todos os estudantes, com prioridade para os dos 2.º e 3.º anos da licenciatura.

Mais do que um evento académico, as Jornadas de Turismo do IPVC representam uma “experiência imersiva, que aproxima os estudantes dos desafios e oportunidades reais do setor, promovendo o compromisso com o desenvolvimento sustentável das zonas costeiras e a valorização do património marítimo como recurso identitário e diferenciador do turismo regional”.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Cp reforça alfa pendular porto-lisboa aos fins de semana

CP reforça Alfa Pendular Porto-Lisboa aos fins de semana

Próximo Artigo
Erc abre averiguação sobre anúncio anti-aborto de miguel milhão nas televisões

ERC abre averiguação sobre anúncio anti-aborto de Miguel Milhão nas televisões

Artigos Relacionados