Estudantes de colégio em Lisboa limparam o rio Este em Braga

Colégio Park International School
Foto: CM Braga

Mais de 60 alunos do Colégio Park International School, de Lisboa, efetuaram ações ambientais em Braga, após aquela instituição ter contactado a Câmara de Braga.

A iniciativa, que decorreu no dia 19 de junho, dividiu os alunos em dois grupos. O primeiro, com 27 alunos de 16/17 anos, limpou o leito e a margem do rio Este, junto ao Parque da Ponte.

“Em uma hora e meia, os voluntários recolheram copos de plástico, garrafas, embalagens de comida, beatas e outros resíduos, destacando-se o plástico descartável”, destaca a autarquia em comunicado.

O segundo grupo, com 39 alunos, participou em tarefas de manutenção na Quinta Pedagógica, como o controlo de ervas infestantes nas hortas sociais e terapêuticas.

Segundo a autarquia, a ajuda foi crucial nesta época do ano, quando o crescimento das ervas compete com as hortícolas. Os alunos também participaram numa visita guiada à Quinta, conhecendo os espaços, animais e biodiversidade vegetal.

Várias ações ambientais nos últimos meses

O Município de Braga lembra que tem efetuado várias ações ambientais, seis inseridas no programa Bandeira Azul, que contaram com mais de uma centena de participantes.

“Agricultura Biológica: Hortas Urbanas” (23 de Março, 20 de Abril, 25 de Maio e 8 de Junho) para a comunidade em geral nas hortas comunitárias de Parada de Tibães; S. Vicente, Gondizalves e na Quinta Pedagógica.

No decorrer das sessões, os participantes, tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e cimentar alguns conceitos, explica a autarquia.

Ainda no seguimento do galardão das Praias Fluviais, realizou-se nos dias 15 e 22 de junho, uma ação de sensibilização “Vem Limpar as margens da tua praia e divertir-te!” nas praias de Adaúfe e de Merelim S. Paio.

Estas acções, contaram com a presença de 37 participantes, grande parte dos quais pertencentes à Associação Nacional para o Estudo e a Intervenção na Sobredotação.

Nesta acção de limpeza, foram recolhidas das margens maioritariamente duas espécies de plantas invasoras (pinheirinha-de-água e elódea).

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Viana: Nasce uma nova pastelaria onde era a histórica Caravela

Artigos Relacionados
x