Pelo menos dez estudantes universitários do concelho de Braga vão participar, em outubro, numa aventura solidária em território africano, levando bens essenciais não-alimentares a diferentes aldeias de Marrocos.
Trata-se de nova edição do UniRaid, evento solidário internacional que combina estudantes universitários e carros antigos (com mais de 20 anos) e que decorre em territórios que necessitam de apoio humanitário.
Miguel Ferreira, um dos pilotos da Team Octanas, de Braga, explicou a O MINHO que será possível ver as viaturas, já devidamente adaptadas para o deserto, a partir de amanhã, em exposição no centro comercial Braga Parque, numa iniciativa que marca presença todo o dia de sábado e também de domingo.
“Vamos promover algumas atividades para angariar fundos que ajudem nos custos da viagem”, explicou o estudante universitário, natural da freguesia de Lamas.
A aventura no país africano inicia em 08 de outubro. O objetivo passa por cobrir o maior número de aldeias remotas espalhadas pelos desertos daquele país.
“Aderi a esta iniciativa por causa da vertente solidária, mas também porque gosto de carros: acaba por ser uma espécie de Dakar ‘Low cost’ para estudantes (risos)”, considerou.
Nesta altura, o apoio que as pessoas podem dar é apenas monetário, porque os bens que serão entregues já foram recolhidos durante o período da pandemia.
“Levamos material escolar, brinquedos, roupa, produtos de higiene, utensílios de saúde, no fundo são bens essenciais não-alimentares”, revelou o aventureiro.
Segundo a UNIRAID Portugal, que organiza o evento, trata-se de um raid solidário, formativo no deserto de Marrocos, só para estudantes conduzindo carros com +20 anos.
“Uma grande aventura humana, formativa e solidária”, acrescenta, onde “o importante não é a velocidade”, mas sim “chegar na linha de meta”.
“Para conseguir, os participantes devem descobrir o apoio mutuo, o trabalho em equipa. Superar os desafios com que se deparam em cada etapa”, lê-se na página oficial do evento.
E prossegue: “Estratégia, colaboração, esforço, iniciativa, perseverança. Uma experiência única em terras africanas, de onde nasce a satisfação de haver superado um desafio excepcional, e descobrir muitas e novas amizades, como novos pontos de vista pessoais perante os futuros desafios de cada um”.