Estudantes de Braga vão distribuir bens pelas aldeias do deserto em Marrocos

UniRaid

Pelo menos dez estudantes universitários do concelho de Braga vão participar, em outubro, numa aventura solidária em território africano, levando bens essenciais não-alimentares a diferentes aldeias de Marrocos.

Trata-se de nova edição do UniRaid, evento solidário internacional que combina estudantes universitários e carros antigos (com mais de 20 anos) e que decorre em territórios que necessitam de apoio humanitário.

Miguel Ferreira, um dos pilotos da Team Octanas, de Braga, explicou a O MINHO que será possível ver as viaturas, já devidamente adaptadas para o deserto, a partir de amanhã, em exposição no centro comercial Braga Parque, numa iniciativa que marca presença todo o dia de sábado e também de domingo.

Foto: DR

“Vamos promover algumas atividades para angariar fundos que ajudem nos custos da viagem”, explicou o estudante universitário, natural da freguesia de Lamas.

A aventura no país africano inicia em 08 de outubro. O objetivo passa por cobrir o maior número de aldeias remotas espalhadas pelos desertos daquele país.

Foto: DR

“Aderi a esta iniciativa por causa da vertente solidária, mas também porque gosto de carros: acaba por ser uma espécie de Dakar ‘Low cost’ para estudantes (risos)”, considerou.

Nesta altura, o apoio que as pessoas podem dar é apenas monetário, porque os bens que serão entregues já foram recolhidos durante o período da pandemia.

“Levamos material escolar, brinquedos, roupa, produtos de higiene, utensílios de saúde, no fundo são bens essenciais não-alimentares”, revelou o aventureiro.

Foto: DR

Segundo a UNIRAID Portugal, que organiza o evento, trata-se de um raid solidário, formativo no deserto de Marrocos, só para estudantes conduzindo carros com +20 anos.

“Uma grande aventura humana, formativa e solidária”, acrescenta, onde “o importante não é a velocidade”, mas sim “chegar na linha de meta”.

“Para conseguir, os participantes devem descobrir o apoio mutuo, o trabalho em equipa. Superar os desafios com que se deparam em cada etapa”, lê-se na página oficial do evento.

E prossegue: “Estratégia, colaboração, esforço, iniciativa, perseverança. Uma experiência única em terras africanas, de onde nasce a satisfação de haver superado um desafio excepcional, e descobrir muitas e novas amizades, como novos pontos de vista pessoais perante os futuros desafios de cada um”.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Os números do Euromilhões

Próximo Artigo

Uma gravidez rara: Preciosa, de Arcos de Valdevez, deu à luz trigémeos em Viana

Artigos Relacionados
x