A Universidade do Minho promove esta, sexta-feira, o I Congresso Inteligência Artificial & Sustentabilidade (IAS), para aproximar estudantes, professores e investigadores dos ensinos secundário e superior. A iniciativa ocorre das 09:30 às 17:30, nos auditórios B1 e B2 do campus de Gualtar, em Braga, e tem entrada livre.
- Anúncio -
Prevê-se a participação de 160 alunos do 9.º ao 12.º anos do distrito de Braga, que vão apresentar 21 comunicações, 10 posters e um vídeo, havendo prémios para os melhores trabalhos no final. Há ainda quatro palestras de cientistas da UMinho e uma mesa redonda que junta autarcas, docentes e estudantes.
A sessão de abertura conta com o Reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, a Pró-reitora para os Projetos Científicos e Gestão da Investigação, Sandra Paiva, a Pró-reitora para a Comunicação, Teresa Ruão, e o coordenador dos Embaixadores IAS e professor da Secundária de Barcelinhos, Rui Baptista. Seguem-se as comunicações dos alunos, que depois prosseguem de tarde.
Os seus trabalhos são inspirados na temática da Inteligência Artificial & Sustentabilidade, tendo os alunos tido oportunidade de interagir com investigadores da UMinho.
Alguns exemplos dos trabalhos incluem uma ‘app’ ambiental, uma carpete inteligente, um assistente digital de poupança, um ‘babywalker’ e um robô interativo, além de sensores marinhos e satélites detetores de incêndios, entre outros.
No ‘hall’ vizinho vão ficar também patentes posters e produções artísticas dos alunos, aludindo a temas como a poluição digital, ecopontos inovadores ou uma casa em Marte.
Após o almoço, realiza-se, às 14:30, uma mesa redonda com intervenções da vice-presidente do Município de Guimarães, Adelina Pinto, dos professores Filipe Lima (Escola Secundária Padre Benjamim Salgado), Paulo Novais (Escola de Engenharia da UMinho) e Lígia Pinto (Escola de Economia e Gestão da UMinho) e a estudante e presidente-adjunta da Associação Académica da UMinho, Joana Fraga.
Aproximar escolas, municípios e empresas
O projeto IAS integra “consultores” da UMinho, ou seja, cientistas e docentes seus que têm interagido com as secundárias ao longo do ano letivo. Quatro deles vão proferir palestras no evento, ao estilo “TED Talk”.
Às 12:00, Sónia Moreira fala do uso de inteligência artificial nos tribunais e Dalila Durães explora soluções inteligentes para o bem-estar nas grandes cidades. Às 16:10 é a vez de Adriana Sampaio incidir na inteligência artificial ligada à cognição e às emoções no cérebro e de Giogio Pace detalhar a poluição dos plásticos nos rios.
A sessão de entrega dos prémios e encerramento está marcada para as 17:00, com a presença do Vice-reitor para a Investigação e Inovação, Eugénio Campos Ferreira.
Esta primeira edição envolve vários estabelecimentos de ensino dos concelhos de Barcelos, Braga, Esposende, Fafe, Famalicão e Guimarães.
O projeto IAS pretende “dinamizar atividades entre a UMinho e as escolas, câmaras municipais e empresas do Norte de Portugal, gerando um ambiente de partilha de ideias, de experiências e de práticas, além de estimular o público-pré-universitário para a investigação científica e a oferta formativa desta academia”.
“Cada edição vai ter um tema diferente e procurar reforçar ligações a outros parceiros”, referiu a academia em comunicado.