Arquivo

Estudantes conseguem filmar urso-pardo na Galiza

Este tipo de animal está cada vez mais próximo de Portugal
Estudantes conseguem filmar urso-pardo na galiza

Um grupo de estudantes do colégio Poeta Uxío Novoneyra, do município de Folgoso do Courel, em Lugo, Galiza, captaram em imagens a presença de um urso-pardo em plena atividade na Serra de Courel, a cerca de 150 quilómetros da fronteira com Melgaço.

O vídeo, que mostra vários outros animais que populam aquela serra, como são os casos do lobo-ibérico, da raposa, do texugo ou do javali, foi partilhado no YouTube e divulgado esta sexta-feira pelo jornal La Voz da Galícia.

A ‘videoarmadilhagem’ foi colocada na serra no âmbito de um trabalho sobre a fauna local, inserido no projeto de educação ambiental “Voz Natura”, e as filmagens decorreram ao longo de um ano, capturando 15 espécies de animais, entre mamíferos e aves.

De acordo com o jornal galego, o urso que aparece nas imagens é “um exemplar jovem”, algo que bate certo com observações feitas destes animais naquela serra, ao longo dos últimos anos.

“Os ursos entram em Courel a partir de León e das Astúrias, e são, normalmente, machos em idade juvenil”, disse ao La Voz de Galicia Lourdes Gonzáles, diretora do centro que coordena as atividades do programa “Voz Natura”.

As imagens mostram um urso filmado durante a noite e outro durante o dia, não havendo certezas em relação à identificação. Ou seja, “não sabemos se é o mesmo ou se são dois exemplares diferentes”, disse a professora.

Pedro Iglésias, biólogo da Fundación Oso Pardo, explicou que este não é um avistamento sem precedentes, mas será aquele que apresenta melhor qualidade de imagem, pelo menos no território galego.

O urso-pardo-ibérico pode viver até 30 anos e chega a pesar até 200 quilos. É um ser solitário e, por tradição, tímido, ou seja, não se costuma aproximar de pessoas.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Compras presenciais com cartão caíram 12,5% e ‘contactless’ mais do que duplicou

Compras presenciais com cartão caíram 12,5% e ‘contactless’ mais do que duplicou

Próximo Artigo
Ps ataca “aventureirismo fiscal” da direita e recusa política “pró-cíclica” contra a inflação

PS ataca “aventureirismo fiscal” da direita e recusa política “pró-cíclica” contra a inflação

Artigos Relacionados