Seguir o O MINHO

Viana do Castelo

Estudante de Viana vence medalha de prata nos ‘Jogos Olímpicos’ da Física

Prova decorreu na Lituânia

em

Foto: Arquivo

Gabriel Almeida, estudante da Escola Secundária de Santa Maria Maior, em Viana do Castelo, voltou a firmar créditos no mundo académico da Física, levando Portugal ao segundo lugar do pódio das Olimpíadas Internacionais da Física, a maior competição do mundo para jovens estudantes do ensino secundário que se destacam nesta área científica.

O vianense foi o único português a subir ao pódio (ver resultados) na competição que decorreu ao longo da última semana em Vilnius, capital da Lituânia, onde a Coreia do Sul dominou conquistando os principais prémios nas diferentes categorias.

Esta não é a primeira vez que o jovem Gabriel está em destaque. Em dezembro de 2020, conquistou uma medalha de ouro e três de prata nas Olímpicadas Ibero-Americanas, naquela que foi a melhor participação de sempre de uma equipa portuguesa.

Criadas em 1967, na Polónia, as Olimpíadas da Física recebem centenas de alunos do ensino secundário de quase todos os países do planeta. É considerada uma das Olimpíadas Internacionais da Ciência. Portugal participa desde 1994 e já conquistou duas medalhas de prata (a contar com a de Gabriel) e sete de bronze.

EM FOCO

Populares