Pedro Costa, natural de Viana do Castelo, ganhou recentemente uma bolsa da Fundação ”la Caixa” para prosseguir os estudos na Universidade de Oxford, no Reino Unido.
O programa da dona do banco BPI em Portugal apoia 100 jovens com percursos de excelência nas áreas da matemática, ciência computacional e economia. A bolsa média atribuída por estudante ronda os 100 mil euros.
Licenciado em Matemática Aplicada e Computação pelo Instituto Superior Técnico em 2024, vai agora iniciar o mestrado em Matemática e Fundamentos da Ciência da Computação na Universidade de Oxford com o apoio da bolsa da Fundação “la Caixa”.
Durante o percurso académico, foi bolseiro do programa “Novos Talentos em Matemática” da Fundação Calouste Gulbenkian e destacou-se em competições internacionais de Matemática e Informática.
De acordo com o Jornal Económico, o jovem de Viana, no ensino secundário, conquistou uma medalha de bronze nas Olimpíadas Internacionais de Matemática (IMO) em 2021. Representou ainda Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Informática (IOI) no mesmo ano.
“Estas experiências reforçaram o seu interesse pela matemática e pela resolução de problemas computacionais”, referiu, citado pela mesma fonte.
As bolsas da Fundação “la Caixa” destinam-se a estudantes portugueses e espanhóis que pretendam realizar mestrados, doutoramentos ou investigação pré-doutoral com duração até 24 meses, cobrindo despesas com propinas, estadia, viagens e apoio formativo.
O programa abrange universidades na Europa, América do Norte e região Ásia-Pacífico e, desde 1982, já apoiou cerca de 4.000 estudantes, num investimento global superior a 219 milhões de euros. Em 2024, o investimento global foi de 10 milhões.
Para além de Pedro Costa, Lourenço Matos e Tiago Paúl foram os outros portugueses a serem contemplados pela bolsa de pós-graduação.